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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53816
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Título: | Serviço Social e Educação Permanente: uma análise a partir das iniciativas desenvolvidas pelo Conjunto CFESS-CRESS e ABEPSS (2019-2022) |
Autor(es): | ARAÚJO, Eduarda Samanda Reis |
Palavras-chave: | Educação Permanente; Serviço Social; Hegemonia; Neoconservadorismo |
Data do documento: | 9-Out-2023 |
Citação: | ARAÚJO, Eduarda Samanda Reis. Serviço Social e Educação Permanente: Uma análise a partir das iniciativas desenvolvidas pelo Conjunto CFESS-CRESS e ABEPSS (2019-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre o Serviço Social e a Educação Permanente a partir da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS e das iniciativas desenvolvidas pelas entidades representativas da profissão: ABEPSS e Conjunto CFESS-CRESS. O estudo deriva das inquietações surgidas ao decorrer do estágio curricular obrigatório em relação às ameaças neoconservadoras e o avanço do neoliberalismo sobre a educação, o projeto ético-político e o estatuto profissional. Logo, teve como objetivo geral refletir sobre a importância político-estratégica da Educação Permanente na disputa de hegemonia no Serviço Social, priorizando o período de 2019 a 2022. Isso tendo em vista o conjunto de iniciativas neofascistas e neoliberais atreladas ao Governo de Bolsonaro, que refletiram diretamente no Serviço Social se configurando como ameaças neoconservadoras, bem como a ampliação de intensos desmontes aos direitos da classe trabalhadora, do ensino superior e da formação dos estudantes. Nesse sentido, evidencia-se um período de impulsionamento do ensino à distância sem compromisso com uma educação de qualidade, ganhando mais respaldo no período pandêmico, , , servindo apenas para beneficiar o projeto hegemônico do capital. Para alcançar os objetivos desejados, o trabalho se orientou pelo método crítico dialético, ancorado à teoria social crítica, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e explicativo, embasada no estudo documental e bibliográfico. O levantamento documental se situou na análise da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS e nos Relatórios Finais da Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2017-2020) e (2020-2023), como meios para identificação dos limites e potenciais das iniciativas mais recentemente desenvolvidas pelas entidades representativas do Serviço Social. A análise aponta o potencial da Educação Permanente como instrumento político-estratégico de disputa de hegemonia no Serviço Social brasileiro, contribuindo para o enfrentamento ao avanço neoconservador dentro e fora da profissão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53816 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
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