Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, M. A. L | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, S. L. S | - |
dc.contributor.author | ONÓRIO, W. O | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T21:04:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T21:04:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, set. 2020, p. 961-978. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivando compreender os sentidos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenta fixar para o significante diversidade no componente curricular de História, apresentamos neste artigo uma análise que considera o documento como mecanismo discursivo que opera dentro de um regime de verdade a serviço da busca de hegemonia no campo educacional e social. O estudo, de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico, abordou alguns dos principais fundamentos das concepções que consubstanciam a BNCC. As considerações apontam que a hibridização do significante diversidade oculta sentidos vinculados a um projeto fundamentado na perspectiva da interculturalidade funcional, que preconiza a despolitização do processo educativo pela subordinação do conhecimento em si (os conteúdos de História e a temática da diversidade) ao conhecimento para se fazer algo (discurso das competências). | pt_BR |
dc.format.extent | p 961-978 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | política de currículo | pt_BR |
dc.subject | ensino de história | pt_BR |
dc.subject | diversidade | pt_BR |
dc.subject | discurso das competências | pt_BR |
dc.title | Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-01 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS. Ensino História BNCC. pp. 961-978.pdf Acceso restringido | 177,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.