Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, M. A. L-
dc.contributor.authorRIBEIRO, S. L. S-
dc.contributor.authorONÓRIO, W. O-
dc.date.accessioned2023-12-01T21:04:18Z-
dc.date.available2023-12-01T21:04:18Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationSANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, set. 2020, p. 961-978.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractObjetivando compreender os sentidos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenta fixar para o significante diversidade no componente curricular de História, apresentamos neste artigo uma análise que considera o documento como mecanismo discursivo que opera dentro de um regime de verdade a serviço da busca de hegemonia no campo educacional e social. O estudo, de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico, abordou alguns dos principais fundamentos das concepções que consubstanciam a BNCC. As considerações apontam que a hibridização do significante diversidade oculta sentidos vinculados a um projeto fundamentado na perspectiva da interculturalidade funcional, que preconiza a despolitização do processo educativo pela subordinação do conhecimento em si (os conteúdos de História e a temática da diversidade) ao conhecimento para se fazer algo (discurso das competências).pt_BR
dc.format.extentp 961-978pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectpolítica de currículopt_BR
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjectdiversidadept_BR
dc.subjectdiscurso das competênciaspt_BR
dc.titleEnsino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-01-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS. Ensino História BNCC. pp. 961-978.pdf
  Acceso restringido
177,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.