Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841
Share on
Title: | Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais |
Authors: | SANTOS, M. A. L RIBEIRO, S. L. S ONÓRIO, W. O |
Keywords: | política de currículo; ensino de história; diversidade; discurso das competências |
Issue Date: | Sep-2020 |
Citation: | SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, set. 2020, p. 961-978. |
Abstract: | Objetivando compreender os sentidos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenta fixar para o significante diversidade no componente curricular de História, apresentamos neste artigo uma análise que considera o documento como mecanismo discursivo que opera dentro de um regime de verdade a serviço da busca de hegemonia no campo educacional e social. O estudo, de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico, abordou alguns dos principais fundamentos das concepções que consubstanciam a BNCC. As considerações apontam que a hibridização do significante diversidade oculta sentidos vinculados a um projeto fundamentado na perspectiva da interculturalidade funcional, que preconiza a despolitização do processo educativo pela subordinação do conhecimento em si (os conteúdos de História e a temática da diversidade) ao conhecimento para se fazer algo (discurso das competências). |
Description: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS. Ensino História BNCC. pp. 961-978.pdf Restricted Access | 177,45 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.