Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841

Share on

Title: Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais
Authors: SANTOS, M. A. L
RIBEIRO, S. L. S
ONÓRIO, W. O
Keywords: política de currículo; ensino de história; diversidade; discurso das competências
Issue Date: Sep-2020
Citation: SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONÓRIO, W. O. Ensino de história na base nacional comum curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, set. 2020, p. 961-978.
Abstract: Objetivando compreender os sentidos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenta fixar para o significante diversidade no componente curricular de História, apresentamos neste artigo uma análise que considera o documento como mecanismo discursivo que opera dentro de um regime de verdade a serviço da busca de hegemonia no campo educacional e social. O estudo, de viés qualitativo e de caráter documental e bibliográfico, abordou alguns dos principais fundamentos das concepções que consubstanciam a BNCC. As considerações apontam que a hibridização do significante diversidade oculta sentidos vinculados a um projeto fundamentado na perspectiva da interculturalidade funcional, que preconiza a despolitização do processo educativo pela subordinação do conhecimento em si (os conteúdos de História e a temática da diversidade) ao conhecimento para se fazer algo (discurso das competências).
Description: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53841
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS. Ensino História BNCC. pp. 961-978.pdf
  Restricted Access
177,45 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.