Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842

Share on

Title: Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais
Authors: SANCHES, Thiago Costa
Keywords: ensino de História; educação histórica; didática da história; anos iniciais
Issue Date: 2016
Citation: SANCHES, Thiago Costa. Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. Antíteses, v. 9, n. 18, jul./dez. 2016, p. 222-248.
Abstract: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores dos anos iniciais pela forma como tem sido abordado pelos organismos do Estado. Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino- aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. No entanto, considerando o exposto, o presente estudo buscou, em seu constructo teórico, explicitar as relações entre as ciências pedagógicas e a própria Ciência da História na constituição de uma didática específica da História para os anos iniciais. Atendendo esta especificidade o presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo, procurou investigar em documentos oficiais quais concepções de ensino-aprendizagem balizaram sua construção. Deste estudo teórico e das análises de documentos oficiais nacionais, voltados para o Ensino de História, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Description: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANCHES. Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 222-248.pdf
  Restricted Access
207,99 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.