Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842

Comparte esta pagina

Título : Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais
Autor : SANCHES, Thiago Costa
Palabras clave : ensino de História; educação histórica; didática da história; anos iniciais
Fecha de publicación : 2016
Citación : SANCHES, Thiago Costa. Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. Antíteses, v. 9, n. 18, jul./dez. 2016, p. 222-248.
Resumen : O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores dos anos iniciais pela forma como tem sido abordado pelos organismos do Estado. Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino- aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. No entanto, considerando o exposto, o presente estudo buscou, em seu constructo teórico, explicitar as relações entre as ciências pedagógicas e a própria Ciência da História na constituição de uma didática específica da História para os anos iniciais. Atendendo esta especificidade o presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo, procurou investigar em documentos oficiais quais concepções de ensino-aprendizagem balizaram sua construção. Deste estudo teórico e das análises de documentos oficiais nacionais, voltados para o Ensino de História, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANCHES. Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 222-248.pdf
  Acceso restringido
207,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.