Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53843

Share on

Title: A utilização de softwares de treinamento auditivo na educação musical: um relato de experiência
Authors: SILVA, Vinicius santos da
Keywords: tecnologia musical; educação musical; softwares de música; treinamento rítmico; tecnologias digitais
Issue Date: 4-Oct-2023
Citation: SILVA, Vinicius Santos da. A utilização de softwares de treinamento auditivo na educação musical: um relato de experiência. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Este trabalho, investigamos as aplicações práticas do ensino rítmico auxiliado por software, promovendo reflexões sobre esse tópico e abordando o uso abrangente de tecnologias no âmbito da educação musical. na busca por aplicações do ensino rítmico de forma ativa com o auxílio de software, o presente trabalho traz reflexões acerca desse tema específico e do uso de tecnologias em geral na educação musical. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologias em sala de aula no contexto da educação musical, ressaltamos o papel do professor como mediador e apontamos a importância da formação continuada do mesmo. Como referencial teórico, reunimos propostas de categorização e avaliação de softwares proposta por alguns autores com o intuito de compreender e direcionar o uso das diversas ferramentas digitais. Na segunda seção apresentamos um relato de experiência de utilização do software earmaster na orquestra criança cidadã seguida de observações sobre possibilidades metodológicas. Concluímos reiterando a importância da inserção de novas tecnologias digitais nos métodos de ensino de maneira participativa, colaborativa e crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53843
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC vinicius santos da silva.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons