Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53851

Comparte esta pagina

Título : Proposta de uma cartilha como ferramenta de comunicação ambiental para empreendimentos de geração de energias renováveis no Nordeste brasileiro
Autor : XAVIER, Anna Beathriz de Souza
Palabras clave : Gestão e regulação de recursos hídricos; Impacto ambiental; Sustentabilidade; Educação ambiental
Fecha de publicación : 20-jul-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : XAVIER, Anna Beathriz de Souza. Proposta de uma cartilha como ferramenta de comunicação ambiental para empreendimentos de geração de energias renováveis no Nordeste brasileiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O crescimento da população e o desenvolvimento industrial vem provocando aumento da demanda pela energia, em suas diversas formas. O Brasil ocupa um espaço privilegiado no cenário mundial no que diz respeito à sua matriz energética, com mais de 50% proveniente de hidroelétricas, como também tem aumentado o uso de energia eólica e solar, principalmente no Nordeste brasileiro. Em paralelo, a busca pelo aumento da eficiência energética tem crescido nos últimos anos, e isso se dá, principalmente, pela redução da qualidade ambiental que tem sido comprometida pelas ações antrópicas. Pensar na renovação da matriz energética envolve não só uma maior e melhor geração de energia, como também uma melhor gestão de recursos naturais e a diminuição de impactos ambientais, além do desenvolvimento de políticas de desenvolvimento regional que auxiliem no desenvolvimento de comunidades locais. O objetivo desta dissertação é avaliar o papel da energia renovável na matriz energética brasileira. A metodologia adotada contempla uma revisão bibliográfica com principais documentos e artigos científicos sobre o tema, além de consultas a órgãos de controle ambiental da área e reuniões técnicas com especialistas. Fez-se uma avaliação da participação das fontes de energia hidráulica, solar e eólica nos períodos de escassez hídrica, observando como a energia solar e a eólica auxiliaram na compensação do déficit de energia gerado pela baixa geração de energia hidrelétrica. Observou-se que o crescimento do uso de energia solar e eólica tem sido essencial para a diminuição de impactos relacionados às mudanças climáticas, devido à diversificação da matriz energética. Contudo, é essencial que haja conhecimento por parte da comunidade, e isso pode ser feito através da educação ambiental. O principal produto desta dissertação foi uma cartilha educativa que compilou os principais impactos ambientais, positivos e negativos, e a apresentação de conceitos, simplificação do processo de licenciamento e papel do órgão ambiental e do empreendedor na geração de energia solar, eólica e hidráulica. A cartilha foi apresentada à população de uma cidade no Rio Grande do Norte pensando na melhor comunicação entre empresa e cidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53851
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Anna Beathriz de Souza Xavier.pdf3,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons