Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMANDÚ, Thamyris Mariana Camarote-
dc.contributor.authorCRUZ, Thiago Ferreira Dias da-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:04:22Z-
dc.date.available2023-12-04T19:04:22Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-12-01-
dc.identifier.citationCruz, Thiago Ferreira Dias da. Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863-
dc.description.abstractO presente artigo objetiva compreender quais são as concepções e práticas de Formação Continuada e de Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. À luz das produções teóricas de Aguiar (1991), Imbernón (2010, 2011), Nóvoa (1991, 1992), Placco, Almeida e Souza (2015, 2016), Pimenta (1999, 2019), Saviani (2007), Weber (1992, 2000, 2003), entre outros, entendemos a formação continuada como espaço de reflexão e aprendizado contínuo sobre a prática, e a função coordenadora como orientação, mediação e transformação. A pesquisa foi exploratória, por meio de análise documental de documentos normativos da Secretaria Estadual de Educação, e de entrevista com formadora vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, com análise de conteúdo da entrevista. Concluímos que a visão de coordenação da Rede é de superação do ideário de fiscalização e a sua formação continuada, entendida como condição imprescindível para uma boa prática profissional, constituída de relação teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.titleFormação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7052921166435159pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentPolíticas e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Ferreira Dias da Cruz.pdf262,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons