Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Thiago Ferreira Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T19:04:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T19:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Cruz, Thiago Ferreira Dias da. Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva compreender quais são as concepções e práticas de Formação Continuada e de Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. À luz das produções teóricas de Aguiar (1991), Imbernón (2010, 2011), Nóvoa (1991, 1992), Placco, Almeida e Souza (2015, 2016), Pimenta (1999, 2019), Saviani (2007), Weber (1992, 2000, 2003), entre outros, entendemos a formação continuada como espaço de reflexão e aprendizado contínuo sobre a prática, e a função coordenadora como orientação, mediação e transformação. A pesquisa foi exploratória, por meio de análise documental de documentos normativos da Secretaria Estadual de Educação, e de entrevista com formadora vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, com análise de conteúdo da entrevista. Concluímos que a visão de coordenação da Rede é de superação do ideário de fiscalização e a sua formação continuada, entendida como condição imprescindível para uma boa prática profissional, constituída de relação teoria e prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7052921166435159 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Políticas e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Ferreira Dias da Cruz.pdf | 262,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons