Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863

Comparte esta pagina

Título : Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco
Autor : CRUZ, Thiago Ferreira Dias da
Palabras clave : Coordenação Pedagógica; Formação Continuada; Formação de Professores; Políticas Educacionais
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : Cruz, Thiago Ferreira Dias da. Formação continuada de coordenadores pedagógicos: concepções e práticas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente artigo objetiva compreender quais são as concepções e práticas de Formação Continuada e de Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. À luz das produções teóricas de Aguiar (1991), Imbernón (2010, 2011), Nóvoa (1991, 1992), Placco, Almeida e Souza (2015, 2016), Pimenta (1999, 2019), Saviani (2007), Weber (1992, 2000, 2003), entre outros, entendemos a formação continuada como espaço de reflexão e aprendizado contínuo sobre a prática, e a função coordenadora como orientação, mediação e transformação. A pesquisa foi exploratória, por meio de análise documental de documentos normativos da Secretaria Estadual de Educação, e de entrevista com formadora vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, com análise de conteúdo da entrevista. Concluímos que a visão de coordenação da Rede é de superação do ideário de fiscalização e a sua formação continuada, entendida como condição imprescindível para uma boa prática profissional, constituída de relação teoria e prática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53863
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thiago Ferreira Dias da Cruz.pdf262,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons