Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53868
Compartilhe esta página
Título: | Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | CALLAI, Helena Copetti |
Palavras-chave: | geografia; ensino; aprendizagem; séries iniciais e espaço. |
Data do documento: | Ago-2005 |
Citação: | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, [s.l.], v. 25, n. 66, p. 227-247, ago. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622005000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf. Acesso em: 19 out. 2021. |
Abstract: | Este artigo discute a possibilidade e a importância de se aprender geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. Para tanto, aborda o papel da geografia nesse nível do ensino e a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. Considera também os conteúdos da geografia presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na alfabetização da criança. Tendo em vista esse objetivo, discute as exigências teóricas e metodológicas da geografia para referenciar o ensino e a aprendizagem. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53868 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CALLAI. Aprendendo ler mundo. p. 227-247.pdf Acesso restrito | 167,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.