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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorD'AMORIM, Marcelo-
dc.contributor.authorPRAZERES, Paulo José Nunes Batista dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T19:34:05Z-
dc.date.available2023-12-05T19:34:05Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationPRAZERES, Paulo José Nunes Batista dos. ADS testing with attention. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53943-
dc.descriptionD'AMORIM, Marcelo, também é conhecido em citações bibliográficas por: D'AMORIM, Marcelo Bezerra.pt_BR
dc.description.abstractAs autonomous vehicles become more common worldwide, there is growing interest in the safety of their control systems. These systems generally include Neural Networks that use road images to guide the vehicle’s steering direction. Developing effective strategies to monitor and test these Neural Networks is thus critical. This dissertation proposes two distinct but complementary strategies to address this challenge. The first strategy employs an innovative technique based on the attention maps computed by explainable artificial intelligence. This approach actively monitors the Neural Network’s operations within the vehicle, identifying anomalous instances where the Neural Network may behave unexpect- edly, thereby mitigating potential accident risks. This method was empirically validated using the Virtual Driving Simulator developed by Udacity. The second part of the dis- sertation presents a preliminary study of a testing strategy applicable during the Neural Networks’ testing phase. This strategy involves generating a variety of extreme driving scenarios to expose and understand the Neural Network’s limitations and weaknesses. A Neural Network trained on the MNIST dataset to classify digits was employed in this study, serving as a proof of concept for the effectiveness of attention maps in guiding the generation of digit variations and identifying corner cases. The analogy between the shape of a digit and the layout of a road formed the basis for using digit classification in this preliminary study. The goal is to demonstrate that the efficiency gains achieved with the application of attention maps would hold promising results if replicated in the automatic generation of simulated road scenarios for driving simulations. The results suggest that our approach can substantially improve the safety and reliability of autonomous vehicles.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSegmentação de imagenspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleADS testing with attentionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSTOCCO, Andrea-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4024171341625820pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3762670242328435pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxÀ medida que veículos autônomos se tornam mais comuns em todo o mundo, há um crescente interesse na segurança de seus sistemas de controle. Esses sistemas geralmente incluem Redes Neurais que usam imagens da estrada para orientar a direção do volante do veículo, desempenhando um papel fundamental nesses veículos. Desenvolver estratégias eficazes para monitorar e testar essas Redes Neurais é, portanto, crítico. Esta dissertação propõe duas estratégias distintas, mas complementares, para enfrentar esse desafio. A primeira estratégia emprega uma técnica inovadora baseada nos mapas de atenção cal- culados pela explainable artificial intelligence. Esta abordagem monitora ativamente as operações da Rede Neural dentro do veículo, identificando instâncias anômalas onde a Rede Neural pode se comportar de maneira inesperada, mitigando assim potenciais riscos de acidentes. Este método foi validado empiricamente usando o Simulador de Direção Virtual desenvolvido pela Udacity. A segunda parte da dissertação apresenta um estudo preliminar de uma estratégia de teste aplicável durante a fase de teste das Redes Neurais. Esta estratégia envolve gerar uma variedade de cenários de condução para expor e en- tender as limitações e fraquezas da Rede Neural. Uma Rede Neural treinada no conjunto de dados MNIST para classificar dígitos foi empregada neste estudo, servindo como uma prova de conceito para a eficácia dos mapas de atenção em orientar a geração de variações de dígitos e identificar corner cases. A analogia entre a forma de um dígito e o layout de uma estrada formou a base para usar a classificação de dígitos neste estudo preliminar. O objetivo é demonstrar que os ganhos de eficiência alcançados com a aplicação de mapas de atenção podem ser replicados na geração automática de cenários de estrada simulados para simulações de condução. Os resultados sugerem que nossa abordagem pode melhorar substancialmente a segurança e a confiabilidade dos veículos autônomos.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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