Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53989

Share on

Title: Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza
Authors: TRIANI, Felipe da Silva
SOUZA, Anna Carolina Carvalho de
MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira
TELES, Silvio de Cassio Costa
Keywords: educação física; esportes de aventura; meio ambiente e educação
Issue Date: Apr-2021
Citation: TRIANI, Felipe da Silva. et al. Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.L.], v. 102, n. 260, p. 205-217, 28 abr. 2021. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4133.
Abstract: O conhecimento compartilhado entre os sujeitos de um mesmo grupo social quanto a um dado objeto indica muito sobre seus valores, suas atitudes e seu comportamento. Assim, este artigo objetivou identificar e analisar as representações sociais que estudantes de bacharelado em Educação Física possuem sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Participaram do estudo 34 acadêmicos, de ambos os sexos, que responderam ao teste de associação livre de palavras. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre o meio ambiente estão associadas a elementos naturalísticos, já sobre a relação homem, esporte e natureza, à área de atuação dos alunos e a práticas esportivas regionais. Consideram-se necessárias intervenções pedagógicas que tematizem o meio ambiente, bem como a relação homem, esporte e natureza.
Description: Documento inclui notas de autoria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53989
Appears in Collections:Artigo - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRIANI et al. Representações sociais de graduandos. p. 206-217.pdf
  Restricted Access
106,3 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.