Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54006

Compartilhe esta página

Título: O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas
Autor(es): PEREIRA, Maria Aparecida Batista
BIANCHEZZI, Clarice
Palavras-chave: ensino de história; práticas docentes; história nos anos iniciais
Data do documento: Jun-2018
Citação: PEREIRA, M.; BIANCHEZZI, C. O Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 25, p. 87-102, 5 jun. 2018.
Abstract: A pesquisa desenvolvida visa identificar como o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental está sendo desenvolvido na Escola Municipal “Santa Luzia” do Macurany Parintins AM, a partir dos dados coletados na pesquisa de campo sobre as práticas de ensino de História que os professores dessa unidade escolar têm como referencial de trabalho. Assim considerando que é a partir dos Anos Iniciais que a criança começa a despertar o pensamento crítico e reflexivo e, nessa etapa de ensino, o papel do professor torna-se ainda mais relevante, visto que a criança identifica o professor como um referencial de conhecimento. O referido ensino se trabalhado corretamente a partir dos pressupostos básicos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais e debatidos por vários autores do ensino História, faz com que estes passem de meros receptores para construtores de suas próprias opiniões, com isso dando-lhes a possibilidade de pensar historicamente.
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54006
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA. O Ensino de História nos Anos. p. 87-102.pdf
  Acesso restrito
175,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.