Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54025
Share on
Title: | Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construtivista |
Authors: | SPINK, Peter Kevin |
Keywords: | pesquisa de campo; teoria de campo; perspectivas construcionistas; campo-tema |
Issue Date: | Dec-2003 |
Citation: | SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construtivista. Psicologia e Sociedade, Recife, v. 15, n. 2, p. 18-42, dez. 2003. |
Abstract: | O termo “pesquisa de campo” é normalmente empregado na Psicologia Social para descrever um tipo de pesquisa feito nos lugares da vida cotidiana e fora do laboratório ou da sala de entrevista. Nesta ótica, o pesquisador ou pesquisadora vai ao campo para coletar dados que serão depois analisados utilizando uma variedade de métodos tanto para a coleta quanto para a análise. Neste texto, relatamos as conclusões iniciais de uma série de discussões sobre pesquisas de campo feita numa perspectiva pós-construcionista. Partindo das dificuldades provocadas por uma noção de campo fisicamente determinada, a discussão retoma a perspectiva de Kurt Lewin sobre o campo como totalidade de fatos psicológicos, para depois se aproximar das propostas de Ian Hacking sobre “matriz” e a discussão mais ampla sobre materialidades. A conseqüência desta reflexão foi a proposição de um “campo-tema” onde o campo não é mais um lugar específico, mas se refere à processualidade de temas situados. O texto conclui com uma discussão sobre algumas implicações desta proposta para o processo de pesquisa e para as práticas narrativas usadas para relatar as suas conclusões. |
Description: | Todas as notas de rodapé estão ao final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54025 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SPINK. Pesquisa de campo em psicologia. p. 18-42.pdf Restricted Access | 164,33 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.