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Título : Debates em torno dos direitos e o julgamento de Adolf Eichmann, o Júri-Simulado como proposta de aprendizagem histórica: uma experiência na escola Souza Brandão
Autor : OLIVEIRA, Adriano Martins de
Palabras clave : História; Direito à vida; História ensinada e a escrita da história; Vítimas; Educação – Aprendizagem ativa; Educação básica; Recurso didático
Fecha de publicación : 30-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Adriano Martins de. Debates em torno dos direitos e o julgamento de Adolf Eichmann, o Júri-Simulado como proposta de aprendizagem histórica: uma experiência na escola Souza Brandão. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este trabalho parte da análise dos Direitos Humanos e o contexto que levou ao seu surgimento, uma vez que é produto de um processo histórico e social. Um dos fatores que levou à elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi o extermínio em massa dos judeus, conhecido na historiografia como o holocausto, e de outras minorias como homossexuais, testemunhas de jeová e poloneses. Dessa forma, nossa proposta utiliza o caso de Adolf Eichmann (agente responsável pelo envio de judeus para os campos de concentração, na chamada Solução Final), cujo julgamento foi realizado pelos israelenses, para desenvolver um júri-simulado em uma turma do Ensino Médio da Escola Estadual Souza Brandão, a fim de sensibilizar os alunos acerca das imbricações do totalitarismo na vida dos judeus antes e durante a II Guerra Mundial, bem como debater de que forma essas questões se presentificam na contemporaneidade. Utilizamos como base metodológica as chamadas Metodologias Ativas (Braathen, 2012), em que o aluno é estimulado a ser participante direto na construção do conhecimento; as Aprendizagens Significativas (Ausebel, 2003), que preconiza a relação entre os novos conhecimentos e as estruturas cognitivas pré-existentes do indivíduo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Borochovicius; Tortella, 2014), que parte da premissa de estímulo através de problemas para que o aluno, através de situações motivadoras, seja capaz de se preparar para o mundo do trabalho. Concluímos que a experiência do júri simulado como recurso didático em sala de aula se mostrou válida, visto que diferentemente das aulas expositivas, os alunos participaram de forma mais ativa, ou seja, atuaram menos como meros espectadores e mais como sujeitos na construção do conhecimento histórico. Por fim, aprender sobre direitos na ótica das atrocidades cometidas pelos nazistas é importante para combater qualquer resquício de exclusão de minorias que, em muitos casos, se sustenta no viés nacionalista e de pureza de raça.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54044
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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