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Título : Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental
Autor : MORAIS, Artur Gomes de
Palabras clave : alfabetização e letramento; currículo; metodologias de alfabetização; BNCC
Fecha de publicación : sep-2020
Citación : MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para os dois anos iniciais do ensino fundamental. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 01-16, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9955. Acesso em: 01 de setembro de 2022.
Resumen : Através de uma análise temática de conteúdo, examinamos o que a BNCC prescreve para o ensino do sistema de escrita alfabética (SEA) e da leitura e produção de textos nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Constatamos que a “Base” adota uma visão associacionista de aprendizagem do SEA, sugere uma progressão pouco clara do ensino das correspondências entre grafemas e fonemas e não discute as relações entre alfabetização e letramento. Além de priorizar a leitura e a produção de textos “curtos”, não explicita o ensino de diferentes estratégias de compreensão leitora antes do terceiro ano do ensino fundamental. Concluímos que a BNCC deve ser substituída por um novo documento, que não induza a erros e retrocessos.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54056
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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