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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54075
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | URTIGA FILHO, Severino Leopoldino | - |
dc.contributor.author | SILVA, Larissa Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:09:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T13:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa Oliveira da. Biorremediação em solo contaminado com óleo diesel S10 e avaliação da corrosividade do solo por meio das taxas de corrosão do aço-carbono A36. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54075 | - |
dc.description.abstract | A contaminação do solo com petróleo e seus derivados gera problemas ambientais e sociais. O óleo diesel, presente no armazenamento, transporte e combustão, contém compostos como benzeno, tolueno e xileno, que afetam a fauna, a flora e a saúde humana. É necessário mitigar as consequências negativas às propriedades físicas, fisiológicas e bioquímicas do solo, bem como o impacto desta contaminação sobre a água. A biorremediação utiliza a atividade microbiana presente em um determinado sistema contaminado para diminuir ou conter esta contaminação. Para elevar a eficiência no processo de degradação do contaminante, são necessários alguns ajustes de parâmetros do meio, tais como: ajuste de pH, balanceamento de nutrientes, oxigenação, controle de temperatura e adição de água. O biopolímero goma xantana apresenta boas propriedades dispersantes, o que pode melhorar a biodisponibilidade do contaminante, além da possibilidade de ser outra fonte de carbono para os microrganismos presentes no solo. As intempéries às quais os materiais enterrados no solo são expostos desencadeiam os processos convencionais de corrosão e biocorrosão. Este projeto objetiva investigar a bioestimulação dos microrganismos contidos no solo, através da correção dos solos com nutrientes e/ou xantana, na biodegradação do óleo diesel S10. As metodologias utilizadas neste trabalho foram: quantificações microbiológicas no solo; avaliação da biodegradação do óleo diesel contaminado artificialmente em solo arenoso advindo do Porto de Suape-PE, por meio dos respirômetros de Bartha, e análises de teores de óleos e graxas em biorreatores; avaliação das taxas de corrosão do aço carbono ASTM A36. Os resultados obtidos na biodegradação utilizando o bioestimulo nutricional alcançaram uma eficiência de biodegradação de 34,35% em relação ao ensaio de respirometria e redução de 38,97% no teor de óleos e graxas no microcosmo utilizado, em 84 dias de experimento. O bioestimulo nutricional com adição da goma xantana, obteve eficiência de biodegradação de 34,78% no ensaio de respirometria e 34,88% na redução do teor de óleo e graxas no microcosmo utilizado, em 84 dias de experimento. No entanto, a biorremediação bem-sucedida teve uma influencia negativa na corrosão do metal estudado, observando-se taxas de corrosão dos aços, classificadas em alta e severa nos biorreatores que apresentaram uma maior eficiência de biodegradação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Biorremediação | pt_BR |
dc.subject | Solo | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Xantana | pt_BR |
dc.title | Biorremediação em solo contaminado com óleo diesel S10 e avaliação da corrosividade do solo por meio das taxas de corrosão do aço-carbono A36 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACIEL, Sara Horácio de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5515252671051160 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4668070841633275 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The contamination of soil with petroleum and its derivatives generates environmental and social problems. Diesel oil, present in storage, transportation, and combustion, contains compounds, such as benzene, toluene, and xylene, which affect fauna, flora, and human health. It is necessary to mitigate the negative consequences on the physical, physiological, and biochemical properties of the soil, as well as the impact of this contamination on water. Bioremediation utilizes the microbial activity present in a contaminated system to decrease or contain this contamination. To enhance the efficiency of the contaminant degradation process, adjustments to medium parameters are necessary, such as pH adjustment, nutrient balancing, oxygenation, temperature control, and water addition. The biopolymer xanthan gum exhibits good dispersing properties, which can increase the bioavailability of the contaminant, in addition to potentially serving as another carbon source for the microorganisms present in the soil. The environmental conditions to which materials buried in the soil are exposed trigger conventional corrosion and biocorrosion processes. This project aims to investigate the bio-stimulation of microorganisms present in the soil through soil amendment with nutrients and/or xanthan gum in the biodegradation of ultra low sulfur diesel oil, 10 ppm sulfur. The methodologies used in this study include soil microbiological quantifications, evaluation of biodegradation in sandy soil (from Porto de Suape-PE) artificially contaminated with diesel fuel, using Bartha respirometers, and analyses of oils and greases in bioreactors. The corrosion rates of ASTM A36 carbon steel were also evaluated. The results obtained in biodegradation using nutritional bio-stimulation achieved a biodegradation efficiency of 34.35% compared to the respirometry assay, with a 38.97% reduction in oil and grease content in the experimental microcosm over 84 days of the experiment. Nutritional bio-stimulation with the addition of xanthan gum yielded a biodegradation efficiency of 34.78% in the respirometry assay and a 34.88% reduction in oil and grease content in the microcosm used over 84 days of the experiment. However, successful bioremediation had a negative impact on the corrosion of the studied metal, with corrosion rates classified as high and severe in the bioreactors that exhibited higher biodegradation efficiency. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1639271932432686 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
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