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Título : Biorremediação em solo contaminado com óleo diesel S10 e avaliação da corrosividade do solo por meio das taxas de corrosão do aço-carbono A36
Autor : SILVA, Larissa Oliveira da
Palabras clave : Engenharia mecânica; Biorremediação; Solo; Corrosão; Diesel; Xantana
Fecha de publicación : 18-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Larissa Oliveira da. Biorremediação em solo contaminado com óleo diesel S10 e avaliação da corrosividade do solo por meio das taxas de corrosão do aço-carbono A36. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A contaminação do solo com petróleo e seus derivados gera problemas ambientais e sociais. O óleo diesel, presente no armazenamento, transporte e combustão, contém compostos como benzeno, tolueno e xileno, que afetam a fauna, a flora e a saúde humana. É necessário mitigar as consequências negativas às propriedades físicas, fisiológicas e bioquímicas do solo, bem como o impacto desta contaminação sobre a água. A biorremediação utiliza a atividade microbiana presente em um determinado sistema contaminado para diminuir ou conter esta contaminação. Para elevar a eficiência no processo de degradação do contaminante, são necessários alguns ajustes de parâmetros do meio, tais como: ajuste de pH, balanceamento de nutrientes, oxigenação, controle de temperatura e adição de água. O biopolímero goma xantana apresenta boas propriedades dispersantes, o que pode melhorar a biodisponibilidade do contaminante, além da possibilidade de ser outra fonte de carbono para os microrganismos presentes no solo. As intempéries às quais os materiais enterrados no solo são expostos desencadeiam os processos convencionais de corrosão e biocorrosão. Este projeto objetiva investigar a bioestimulação dos microrganismos contidos no solo, através da correção dos solos com nutrientes e/ou xantana, na biodegradação do óleo diesel S10. As metodologias utilizadas neste trabalho foram: quantificações microbiológicas no solo; avaliação da biodegradação do óleo diesel contaminado artificialmente em solo arenoso advindo do Porto de Suape-PE, por meio dos respirômetros de Bartha, e análises de teores de óleos e graxas em biorreatores; avaliação das taxas de corrosão do aço carbono ASTM A36. Os resultados obtidos na biodegradação utilizando o bioestimulo nutricional alcançaram uma eficiência de biodegradação de 34,35% em relação ao ensaio de respirometria e redução de 38,97% no teor de óleos e graxas no microcosmo utilizado, em 84 dias de experimento. O bioestimulo nutricional com adição da goma xantana, obteve eficiência de biodegradação de 34,78% no ensaio de respirometria e 34,88% na redução do teor de óleo e graxas no microcosmo utilizado, em 84 dias de experimento. No entanto, a biorremediação bem-sucedida teve uma influencia negativa na corrosão do metal estudado, observando-se taxas de corrosão dos aços, classificadas em alta e severa nos biorreatores que apresentaram uma maior eficiência de biodegradação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54075
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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