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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54111
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAGAS, Cristiano Aparecido | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Mislania Danubia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:49:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T12:49:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-16 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Mislânia Danúbia da Silva. Sequência didática investigativa: desvendando a síntese proteica e combatendo fake news de que o DNA humano é modificado pela vacina de RNA mensageiro. 2023. 41 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54111 | - |
dc.description.abstract | Com o crescente aumento da veiculação de informações falsas envolvendo as vacinas à base de RNA mensageiro, sobretudo, a de que o RNA mensageiro é capaz de modificar o DNA humano, houve e há hesitação quanto aos imunizantes, interferindo negativamente na promoção da saúde para população. Diante disso, este estudo teve a finalidade de elaborar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) sobre síntese proteica para elucidar este tema e combater possíveis Fake News. Para tanto, adotou- se a metodologia fragmentada em problematização, resolução do problema, sistematização, contextualização do conhecimento e avaliação da aprendizagem. Nesta perspectiva, a SDI foi elaborada com base em uma questão problematizadora a fim de ser solucionada pelos estudantes a partir do uso de infográficos que representam o processo de síntese proteica e o funcionamento das vacinas de RNAm. A proposta sugere o uso de textos para leitura e discussão na sistematização, além de dinâmicas na etapa da contextualização e análises (conceitual e atitudinal) para o processo avaliativo. A metodologia adotada neste estudo proporciona a construção do conhecimento pelo próprio estudante por meio da investigação e exploração do conteúdo durante as etapas, o que resultará na promoção da Alfabetização Científica. Desse modo, espera-se que a elaboração desta SDI para abordagem do conteúdo de síntese proteica, seja proveitosa e contribua de forma lúdica para elucidar a importância desse processo vital que ocorre nas células. Além disso, também é esperado que os estudantes desenvolvam autonomia e senso crítico, na sala de aula e diante dos problemas futuros em seu contexto social. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Informações falsas | pt_BR |
dc.subject | Material genético | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Sequência didática investigativa: desvendando a síntese proteica e combatendo fake news de que o DNA humano é modificado pela vacina de RNA mensageiro | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PEREIRA, Maria Gislaine | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9332362261316504 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3655967111364115 | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the increasing spread of false information involving messenger RNA-based vaccines, especially that messenger RNA is capable of modifying human DNA, there has been and continues to be hesitation regarding immunizations, negatively interfering in the promotion of health for the population . Therefore, this study aimed to develop an Investigative Didactic Sequence (SDI) on protein synthesis to elucidate this topic and combat possible Fake News. To this end, a fragmented methodology was adopted into problematization, problem resolution, systematization, contextualization of knowledge and assessment of learning. From this perspective, the SDI was created based on a problematizing question to be solved by students using infographics that represent the process of protein synthesis and the functioning of mRNA vaccines. The proposal suggests the use of texts for reading and discussion in systematization, in addition to dynamics in the contextualization and analysis stage (conceptual and attitudinal) for the evaluation process. The methodology adopted in this study provides the construction of knowledge by the student himself through investigation and exploration of the content during the stages, which will result in the promotion of Scientific Literacy. Therefore, it is expected that the elaboration of this SDI to address the content of protein synthesis will be useful and contribute in a playful way to elucidate the importance of this vital process that occurs in cells. Furthermore, students are also expected to develop autonomy and critical sense, in the classroom and in the face of future problems in their social context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas::Biologia Geral | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9300953379210610 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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