Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54111
Compartilhe esta página
Título: | Sequência didática investigativa: desvendando a síntese proteica e combatendo fake news de que o DNA humano é modificado pela vacina de RNA mensageiro |
Autor(es): | FERREIRA, Mislania Danubia da Silva |
Palavras-chave: | Ensino por investigação; Informações falsas; Material genético; Ensino de ciências; Sequência didática |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Citação: | FERREIRA, Mislânia Danúbia da Silva. Sequência didática investigativa: desvendando a síntese proteica e combatendo fake news de que o DNA humano é modificado pela vacina de RNA mensageiro. 2023. 41 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Com o crescente aumento da veiculação de informações falsas envolvendo as vacinas à base de RNA mensageiro, sobretudo, a de que o RNA mensageiro é capaz de modificar o DNA humano, houve e há hesitação quanto aos imunizantes, interferindo negativamente na promoção da saúde para população. Diante disso, este estudo teve a finalidade de elaborar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) sobre síntese proteica para elucidar este tema e combater possíveis Fake News. Para tanto, adotou- se a metodologia fragmentada em problematização, resolução do problema, sistematização, contextualização do conhecimento e avaliação da aprendizagem. Nesta perspectiva, a SDI foi elaborada com base em uma questão problematizadora a fim de ser solucionada pelos estudantes a partir do uso de infográficos que representam o processo de síntese proteica e o funcionamento das vacinas de RNAm. A proposta sugere o uso de textos para leitura e discussão na sistematização, além de dinâmicas na etapa da contextualização e análises (conceitual e atitudinal) para o processo avaliativo. A metodologia adotada neste estudo proporciona a construção do conhecimento pelo próprio estudante por meio da investigação e exploração do conteúdo durante as etapas, o que resultará na promoção da Alfabetização Científica. Desse modo, espera-se que a elaboração desta SDI para abordagem do conteúdo de síntese proteica, seja proveitosa e contribua de forma lúdica para elucidar a importância desse processo vital que ocorre nas células. Além disso, também é esperado que os estudantes desenvolvam autonomia e senso crítico, na sala de aula e diante dos problemas futuros em seu contexto social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54111 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MISLANIA FERREIRA.pdf Item embargado até 2025-12-17 | 431,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons