Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54114

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Sunamita Íris Rodrigues Borges da-
dc.contributor.authorSOUZA, Laísa Maria da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-18T13:57:49Z-
dc.date.available2023-12-18T13:57:49Z-
dc.date.issued2021-10-11-
dc.date.submitted2023-10-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Laísa Maria da Silva. Moda Sustentável em Pernambuco : apropriação capitalista (nicho de mercado) ou contra movimento (crítica à crise civilizatória)?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Geografia-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54114-
dc.description.abstractDo ateliê de costura ao sistema que alimenta lojas com novas peças toda semana, a moda evoluiu em consonância com a sociedade de consumo. O aumento do consumo de coisas e ideias em alta velocidade provocado pelos estímulos capitalistas, resultou na crise ecológica e social que se agrava a cada dia. A estrutura produtiva do fast fashion e suas consequências de insustentabilidade, criaram um cenário propenso para críticas que dão origem e legitimidade a um modo alternativo de produção, a Moda Sustentável. Esse trabalho tem como objetivo central analisar a moda sustentável pernambucana, de forma que seja possível compreender as forças econômicas e ideológicas que norteiam o surgimento de marcas declaradas sustentáveis. Como uma pesquisa descritiva e exploratória, os procedimentos para embasamento da caracterização do cenário global, nacional e estadual da indústria da moda, foram baseados na pesquisa bibliográfica e documental em fontes científicas e relatórios de órgãos oficiais dos âmbitos econômicos e/ou públicos. Para compreensão do modelo no estado, realizou-se o estudo de casos múltiplos envolvendo 3 marcas pernambucanas de moda sustentável, o qual foi possível a partir de entrevistas semiestruturadas. O estudo permite observar que o domínio da indústria de moda em sua característica atual de fast fashion prevalece, ainda que suas práticas fortaleçam a crise civilizatória e ambiental. A vista disso, o modelo de produção sustentável, na prática, está repleto de contradições. De tal forma, a moda sustentável mais se assemelha a uma tendência de mercado com as apropriações capitalistas, do que um movimento de contracultura em crítica ao sistema. As manifestações ínfimas da moda sustentável, como conceito e prática, ainda não são interpretadas de acordo com sua proposta de reestruturação sistêmica, mas sim são consideradas como oportunidade mercadológica.pt_BR
dc.format.extent99 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectfast fashionpt_BR
dc.subjectmoda sustentávelpt_BR
dc.titleModa Sustentável no Estado de Pernambuco: Apropriação capitalista (nicho de mercado) ou contra movimento (crítica à crise civilizatória)?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2163677017383260pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4880285693378445pt_BR
dc.description.abstractxFrom the sewing workshop to the system that feeds stores with new items every week, fashion has evolved in line with the consumer society. The increased consumption of things and ideas at high speed caused by capitalist stimuli, resulted in the ecological and social crisis that worsens and grows every day. The productive structure of fast fashion and its unsustainable consequences created a scenario prone to criticism that gives rise and legitimacy to an alternative mode of production, Sustainable Fashion. This work has as its main objective to analyze the sustainable fashion of Pernambuco so that it is possible to understand the economic and ideological forces that guide the emergence of declared sustainable brands. As a descriptive and exploratory research, the procedures to support the characterization of the global, national and state scenario of the fashion industry were based on bibliographic and documentary research in scientific sources and reports from official bodies in the economic and/or public spheres. To understand the model in the state, a multiple case study was carried out involving 3 sustainable fashion brands from Pernambuco, which was possible from semi-structured interviews. The study allows us to observe that the dominance of the fashion industry in its current fast fashion feature prevails, even though its practices strengthen the civilizing and environmental crisis. In view of this, the sustainable production model, in practice, is full of contradictions. In such a way, that it more resembles a market trend with capitalist appropriations, than a counterculture movement in criticism of the system. The tiny manifestations of sustainable fashion, as a concept and practice, are not yet interpreted according to its systemic restructuring proposal, but rather are considered a marketing opportunity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Laísa Maria da Silva Souza.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons