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Título: O piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas
Autor(es): ALVES, Charles Alberto de Souza
PIMENTEL, Adriana Marinho
Palavras-chave: piso salarial profissional nacional; remuneração docente; financiamento da educação básica; valorização profissional
Data do documento: 2015
Citação: ALVES, Charles Alberto de Souza; PIMENTEL, Adriana Marinho. O piso salarial profissional nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FINEDUCA, 3., 2015, Gramado. Anais [...]. Gramado: Fineduca, 2015. p. 1111-1129.
Abstract: O artigo analisa os desafios atuais e as perspectivas da Lei Número 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) como política pública voltada para a valorização dos profissionais do magistério público da educação básica. Os dados revelam que o Brasil ao longo de sua história enfrenta dificuldades para implementar políticas públicas, acompanhadas dos aportes financeiros necessários, para melhorar a remuneração dos profissionais do magistério público. Devido a isso têm ocorrido diversas implicações sobre a situação profissional dos professores e da qualidade da educação pública. Assim, a política de valorização profissional por meio de piso salarial tem se desenvolvido em um contexto de recursos financeiros insuficientes que tem rebatimentos no descumprimento da referida lei pelos gestores estaduais e municipais.
Descrição: Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54208
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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