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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54214
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Título : | Educação matemática antirracista : um estudo com professores da cidade de Agrestina - PE |
Autor : | SOUZA, José Adeilton Cordeiro de |
Palabras clave : | Ensino de matemática; Professores - Formação; Conhecimento e aprendizagem; Educação matemática – Africanos |
Fecha de publicación : | 5-jul-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUZA, José Adeilton Cordeiro de. Educação matemática antirracista: um estudo com professores da cidade de Agrestina - PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A tônica deste estudo, busca problematizar os processos de formações e concepções de professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas questões concernentes às aprendizagens e conhecimentos docentes para ensinar esta disciplina em uma perspectiva de fortalecimento da Educação das Relações Étnico-raciais. Nesse sentido, nos questionamos sobre quais os conhecimentos e compreensões de cinco professores que lecionam Matemática na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Agrestina, Estado de Pernambuco, sobre a perspectiva de uma Educação Matemática Antirracista. Para isso, procuramos mapear a literatura sobre as epistemologias africanas e afrodiaspóricas dos saberes matemáticos e compreender os conhecimentos e perspectivas desses professores por meio de uma entrevista semiestrutura, relacionando o ensino da matemática articulado aos saberes africanos. As leituras que norteiam este trabalho discorrem sobre a história da matemática, a etnomatemática, afroetnomatemática, os saberes, jogos e as abordagens de ensinos matemáticos africanos. Elaboramos um estado de conhecimentos sobre os estudos matemáticos africanos e afrodiaspóricos contextualizando toda discussão a partir das 21 dissertações e 5 teses encontradas. Na organização do corpus de material da pesquisa, propomos utilizar as narrativas dos professores. Conduzimos as análises, confrontando os dados oriundos de cada instrumento à luz do que preconiza a literatura especializada e os aportes teóricos. Sendo assim, conseguimos observar o desconhecimento dos professores sobre os saberes matemáticos africanos, assim como, a necessidade de criarmos espaços para discutirmos as prerrogativas das leis nas aulas de matemática. Destacamos a importância de levarmos esse conhecimento a mais professores e criarmos estratégias para fortalecer o papel investigativo e de responsabilidade social nos estudantes e docentes da educação básica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54214 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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