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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITE, Julieta Maria de Vasconcelos-
dc.contributor.authorSILVA, Karla Victória Nunes da-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:20:01Z-
dc.date.available2023-12-20T14:20:01Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Karla Victória Nunes da. Pelas ruas da cidade: a influência do ambiente construído na experiência do caminhar – uma análise em Manaíra, João Pessoa-PB. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54219-
dc.description.abstractAs várias configurações do ambiente construído em que vivemos estão constantemente a influenciar-nos, seja afetando nosso conforto físico ou nosso bem-estar psicológico. Esse entendimento foi responsável pela inquietação primeira que deu origem a esta pesquisa. O ambiente construído de interesse para esta investigação é o urbano, mais especificamente o da rua, pois me interessa a sua influência sobre os afetos despertados no sujeito durante a experiência da caminhada. Como guia para condução da pesquisa, esteve a intenção de responder à seguinte pergunta: como as características espaciais do ambiente da rua, configuradoras de suas ambiências, influenciam as escolhas de percurso na prática do caminhar? Para sua construção, a pesquisa se apoiou nos conceitos de ambiente construído, ambiência, deriva e experiência, na perspectiva de Goldhagen (2017), Thibaud (2018), Careri (2013, 2017) e Tuan (2013), respectivamente. Por meio deles, empreendi análises da experiência do sujeito com o objetivo de identificar elementos do ambiente construído urbano que são capazes de gerar afetações no indivíduo e que ditam seus modos de caminhar, bem como suas escolhas de trajeto. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar elementos e características do ambiente que influenciam as escolhas do sujeito ao caminhar nas ruas. Com a valorização da percepção através dos sentidos, fez-se uso da análise da ação do sujeito e da qualidade desta ação, como meio de acessar suas afetações, entendendo o ambiente como estímulo. Para tanto foi estudado um recorte do bairro de Manaíra, em João Pessoa, por meio de caminhadas sensíveis do tipo deriva, realizadas por 10 sujeitos voluntários da pesquisa. Para registro da narrativa dos sujeitos, foram realizadas as derivas dos participantes, que aconteciam de acordo com as solicitações do corpo dos sujeitos e eram acompanhadas por mim para fins de observação; houve também a elaboração de mapas mentais para registro da experiência, feitos por mim e pelos participantes e entrevistas/conversas sobre o que eles(as) haviam experienciado, usando o seu mapa mental como guia do diálogo. A análise desenvolvida neste trabalho traz resultados extraídos dessas experiências, na forma da relação entre os principais elementos da afetação identificados no ambiente estudado e seus afetos resultantes, nomeando os afetos e destacando quais elementos do espaço foram responsáveis por suscitá-los. Esta pesquisa tem como interesse, por fim, vislumbrar formas de projetar cidades mais confortáveis psicologicamente para os sujeitos que as praticam.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbiente construído urbanopt_BR
dc.subjectExperiência do caminharpt_BR
dc.subjectAfetaçõespt_BR
dc.subjectJoão Pessoapt_BR
dc.titlePelas ruas da cidade : a influência do ambiente construído na experiência do caminhar – uma análise em Manaíra, João Pessoa-PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3261902063394013pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8597083990147013pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe various configurations of the built environment in which we live are constantly influenciating us, affecting our fiscal confort or our psychological well being. This understandment was responsible for the first disquietude that originated this research. The built environment of interest to this investigation is the urban environment, to be more specifically, the streets, because I am interested in its influence on the affections awakened in the subject during the walking experience. The search for the answer of a specific question worked as a guide for conducting the research, and that question was: how do the spatial characteristics of the street environment, which shape its ambiance, influence route choices when walking? For its construction, the research was based on the concepts of built environment, ambience, drift and experience, from the perspective of Goldhagen (2017), Thibaud (2018), Careri (2013, 2017) and Tuan (2013), respectively. Through them, I undertook analyzes of the subject's experience with the aim of identifying elements of the urban built environment that are capable of generating affects on the individual and that dictate their ways of walking, as well as their route choices. Therefore, the general objective of this study is to identify elements and characteristics of the built environment that influence the subject's choices when walking on the streets. With the valuation of perception through the senses, analysis of the individual's action and the quality of its action was used as a way of accessing their affects, understanding the environment as a stimulus. To this end, a section of the Manaíra neighborhood, in João Pessoa, was studied through sensitive drift walks, carried out by 10 research volunteers. To record the subjects' narrative, the participants' drifts were carried out, which took place according to the requests of their bodies and were accompanied by me for observation purposes; there was also the creation of mental maps to record the experience, made by me and the participants and interviews/conversations about what they had experienced, using their mental map as a guide for the dialogue. The analysis developed in this work brings results extracted from these experiences, in the form of the relationship between the main elements of affectation identified in the studied environment and their resulting affects, naming the affects and highlighting which elements of the space were responsible for eliciting them. That said, this research is ultimately interested in glimpse ways to design cities that are more psychologically comfortable for the people who experience them.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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