Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54248

Compartilhe esta página

Título: O trabalhador idoso no mercado de trabalho do capitalismo contemporâneo
Autor(es): MUNIZ, Tatiana da Silva
BARROS, Albani
Palavras-chave: capitalismo; estigma ao idoso; mercado de trabalho; trabalho
Data do documento: Mai-2014
Citação: MUNIZ, Tatiana da Silva; BARROS, Albani. O trabalhador idoso no mercado de trabalho do capitalismo contemporâneo. Cadernos de Graduação: ciências humanas e sociais, Maceió, v. 2, n. 1, p. 103-116, maio 2014.
Abstract: O presente artigo faz uma discussão sobre o idoso e o mercado de trabalho sob a lógica de acumulação do capital, agravada a partir das transformações na esfera do trabalho com a reestruturação produtiva. Nessa análise, abordamos a realidade estigmatizada do idoso, considerado velho e não produtivo para o capital. Isso ocorre em razão desse idoso não ter condições de acompanhar o ritmo e as exigências de aceleração da intensidade das atividades laborativas, que, por sua vez, são necessárias para que o capital recomponham suas taxas de lucratividade no cenário de retração imposta pela crise estrutural. O estigma ao idoso não está apenas na esfera do trabalho, ele se desdobra por várias dimensões da vida. No caso brasileiro, essa situação é agravada pela ausência de políticas públicas para a sociedade como um todo e em especial para esse segmento idoso, que por sua vez cresce de forma acelerada
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54248
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUNIZ. O trabalhador idoso. p. 103-116.pdf
  Acesso restrito
142,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.