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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250
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Título: | As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras |
Autor(es): | SOUZA, Angelo Ricardo de |
Palavras-chave: | gestão escolar; administração escolar; teorias clássicas; teorias críticas |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SOUZA, ngelo Ricardo de. As teorias da gestão escolar e sua influência nas escolas públicas brasileiras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos En Política Educativa, [S.L.], v. 2, p. 1-19, 2017. |
Abstract: | Este artigo teórico busca cotejar as teorias clássicas e críticas da gestão escolar no Brasil com o cotidiano deste campo nas escolas públicas do país, contemporaneamente. O trabalho se debruça sobre os escritos de Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Anísio Teixeira e Benno Sander, na perspectiva clássica, e de Miguel Arroyo, Fátima Félix e Vitor Paro, na perspectiva crítica, buscando sintetizar o as ideias principais dessas escolas de pensamento. A partir de tal síntese, o estudo contrapõe os elementos mais emblemáticos daquelas teorias com os estudos mais recentes do campo, que demonstram estar mais articulados à realidade empírica das escolas brasileiras. O artigo conclui indicando que há um grau de desconexão entre as teorias clássicas e críticas com a gestão escolar contemporânea, mas, ao mesmo tempo, é possível se perceber algumas relações e influências, tendo em vista a forte veia prescritiva da teoria no campo da gestão escolar. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54250 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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SOUZA. As teorias da gestão escolar. p. 1-19.pdf Acesso restrito | 219,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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