Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257

Share on

Title: Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Authors: SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e
Keywords: autoridade; escolas; administração escolar; vida escolar
Issue Date: Mar-2001
Citation: SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [S.l], n. 112, p. 125-135, mar. 2001.
Abstract: Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilha- das e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
Description: Documento não inclui notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA. Cultura escolar, autoridade. p. 125-135.pdf
  Restricted Access
109,64 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.