Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257
Share on
Title: | Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão |
Authors: | SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e |
Keywords: | autoridade; escolas; administração escolar; vida escolar |
Issue Date: | Mar-2001 |
Citation: | SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [S.l], n. 112, p. 125-135, mar. 2001. |
Abstract: | Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilha- das e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar. |
Description: | Documento não inclui notas de rodapé |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA. Cultura escolar, autoridade. p. 125-135.pdf Restricted Access | 109,64 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.