Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257

Comparte esta pagina

Título : Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão
Autor : SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e
Palabras clave : autoridade; escolas; administração escolar; vida escolar
Fecha de publicación : mar-2001
Citación : SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [S.l], n. 112, p. 125-135, mar. 2001.
Resumen : Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilha- das e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54257
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA. Cultura escolar, autoridade. p. 125-135.pdf
  Acceso restringido
109,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.