Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54276

Comparte esta pagina

Título : Aprendizagem do GEOGEBRA na EAD : a avaliação online em um MOOC (Massive Online Open Course) por Licenciandos de Matemática
Autor : MEDEIROS, Rosimere Pereira de
Palabras clave : Educação à distância; Tecnologia educacional; Ensino de Matemática
Fecha de publicación : 27-jun-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MEDEIROS, Rosimere Pereira de. Aprendizagem do GEOGEBRA na EAD: a avaliação online em um MOOC (Massive Online Open Course) por Licenciandos de Matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Este estudo teve como objetivo geral avaliar a aprendizagem do software Geogebra em um MOOC de Geometria para licenciandos em Matemática da EAD. Fundamentou-se a partir de Moran (2003, 2013), Lobato e Leal (2021), Barros e Pavanello (2022), Medeiros (2021), Siemens (2008, 2012), Silva (2014), Machiavelli (2021), Mattar (2009), Araújo (2019), dentre outros autores. Para isso, investigamos as propostas avaliativas dos MOOCs para formação docente no campo da Educação Matemática nos últimos 5 anos; mapeamos as plataformas e MOOCs de Geometria que envolviam softwares de Geometria; desenvolvemos um MOOC para a aprendizagem do software Geogebra; analisamos o processo de aprendizagem a partir das atividades propostas no MOOC e buscamos identificar no MOOC os desafios e possibilidades da avaliação online. Adotamos a abordagem qualitativa, desenvolvida em 4 etapas de pesquisa: Revisão Sistemática; Mapeamento de plataformas de Cursos Massivos de Geometria; Desenvolvimento de MOOC de Geometria; Aplicação e Análise do MOOC. Os resultados da revisão sistemática indicaram pouca pesquisa na área, assim como o mapeamento de MOOCs de Geometria, que encontrou apenas três cursos relacionados ao ensino de softwares. Por isso, desenvolvemos o MOOC “Explorando a Geometria com o Geogebra” e o ofertamos na plataforma Moodlecloud. Adotamos como instrumentos de coleta de dados as atividades desenvolvidas durante o curso pelos cursistas e um questionário de avaliação que foi aplicado após o término. Apesar de nem todos participarem de todas as atividades, o curso foi bem avaliado por eles, e aqueles que participaram conseguiram aprender os conteúdos. A aplicação do curso nos permitiu concluir que a forma como são propostas as atividades nos MOOCs pode captar a aprendizagem dos cursistas. Por exemplo, a gravação de tela nos permitiu saber se o cursista havia aprendido o manuseio do software. Os cursistas sugeriram a reoferta do curso em outros meses, pois relataram que estavam em semana de avaliação na graduação durante a oferta do MOOC. Concluímos que cursos como esses são necessários nas licenciaturas em Matemática, devido à carência da temática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54276
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rosimere Pereira de Medeiros.pdf3,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons