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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54286

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Título: Processos circulares nas escolas : uma análise do projeto Vejo Flores em Você
Autor(es): BEZERRA, Katarina Monteiro
Palavras-chave: Processos Circulares; Processo Dialogal; Escola Restaurativa
Data do documento: 29-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BEZERRA, Katarina Monteiro. Processos circulares nas escolas: uma análise do projeto Vejo Flores em Você. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A escola é a base da aprendizagem e do viver em sociedade, onde as potencialidades individuais precisam ser desenvolvidas, respeitadas e acolhidas em suas diversidades. A construção do processo de aprendizagem conta com conflitos, desafios e resistências, situações que requerem mecanismos de tratamento. Ocorre que, quando não há respeito e empatia, mas autoritarismo, tem lugar a produção de medos e o consequente rompimento nas relações interpessoais. Dentre as maneiras de lidar com essas situações, há as práticas restaurativas que, quando realizadas nas escolas, possibilitam igualdade e partilha das responsabilidades. Com o objetivo de verificar a viabilidade e consequências do emprego de práticas restaurativas no ambiente escolar, pesquisamos o emprego de Processos Circulares na Escola Estadual Compositor Antônio Maria, no bairro de Rio Doce, em Olinda, Pernambuco, onde tem sido desenvolvido o projeto “Vejo Flores em Você”. A pesquisa analisou como as questões de conflitos e violência estão sendo trabalhadas nessa escola, observando que mudanças ocorreram com a introdução de práticas restaurativas. O referencial teórico foi fundamentado em Zehr (2008; 2012), Pranis (2006; 2010; 2011), Freire (2011), Guimarães (2011) e Jares (2007; 2008) para contextualizar os estudos sobre Justiça Restaurativa, Práticas Restaurativas e Processos Circulares aplicados no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, cujo instrumento empírico de coleta de dados foi o estudo de caso. Os dados foram coletados por pesquisas bibliográficas e documentais e por perguntas semiestruturadas. Quanto à técnica de análise e interpretação dos dados foi usado o método da análise de dados, para compreender como a escola implantou e utiliza as técnicas dos Processos Circulares. Os resultados demonstram que a escola pública estadual analisada obteve êxito com a aplicação dos Processos Circulares, a partir do projeto “Vejo Flores em Você”. A pesquisa identificou desafios, resistências e transformação das punições tradicionais em oportunidades de crescimento por intermédio do processo dialogal, da autorresponsabilização e da responsabilização coletivas com o uso a metodologia dos Círculos. Conclui-se que os métodos tradicionais de tratamento dos conflitos e da violência nas escolas precisam ser revisitados, e que as práticas restaurativas apresentam alternativas eficazes para a redução dos conflitos e da violência, bem como no que se relaciona ao respeito aos direitos humanos, e à construção e ao fortalecimento de uma cultura de paz e de uma educação para a paz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54286
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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