Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54334

Share on

Title: Educação inclusiva na educação infantil
Authors: CARNEIRO, Relma Urel Carbone
Keywords: educação Inclusiva; educação infantil; prática pedagógica
Issue Date: 2012
Citation: CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação inclusiva na educação infantil. Praxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, p. 81-95, 2012.
Abstract: Este artigo tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como um modelo educacional referendado por políticas públicas, no entanto ainda distante da realidade escolar. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a educação infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e período crítico no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência. A construção da escola inclusiva desde a educação infantil implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno também de alunos com deficiências, alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais que são especiais. O texto aborda, entre outros aspectos, a necessidade de se repensar a prática pedagógica como elemento fundamental de inclusão escolar na educação infantil. A prática pedagógica inclusiva deverá se constituir pela junção do conhecimento adquirido pelo professor ao longo de sua trajetória e da disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.
Description: Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54334
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARNEIRO. Educação inclusiva na educação.p. 81-95. Artigo.pdf
  Restricted Access
138,67 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.