Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359
Compartilhe esta página
Título: | Transformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macuca |
Autor(es): | AZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de |
Palavras-chave: | Música tradicional nordestina; Cultura popular; Hibridismo; Contracultura; Boi da Macuca |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de. Transformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes no cenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edvaldo Cavalcanti de Azevedo Filho.pdf | 7,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons