Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359

Compartilhe esta página

Título: Transformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macuca
Autor(es): AZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de
Palavras-chave: Música tradicional nordestina; Cultura popular; Hibridismo; Contracultura; Boi da Macuca
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AZEVEDO FILHO, Edvaldo Cavalcanti de. Transformações musicais e hibridações culturais no Boi da Macuca. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho versa sobre a temática das culturas populares com ênfase no universo de alguns dos aspectos da música tradicional nordestina costumeiramente presentes no cenário dos ciclos carnavalesco e junino. Tendo como objeto de estudo a agremiação Boi da Macuca, a pesquisa propõe reflexões sobre os conceitos de hibridação, que contará com o aporte teórico a partir dos escritos do antropólogo social Néstor García Canclini; as concepções sobre contracultura, cujo referencial teórico se dará a partir das leituras do autor Carlos Alberto Messeder Pereira e, como terceiro conceito aplicado neste estudo, lançaremos um olhar sobre as tradições, que terá o debate teórico embasado nas ideias do historiador Eric Hobsbawm. O estudo propõe um cenário para um entendimento no qual os conceitos estão articulados com diversas manifestações da agremiação investigada. Nos capítulos 1 e 2, o texto apresenta um breve panorama sobre uma etnografia do Boi da Macuca. Desta forma, entendemos que, apresentados alguns traços que caracterizam a Macuca, a leitura poderá oferecer maior solidez e situar melhor as reflexões ao chegar ao terceiro e último capítulo, quando a pesquisa procura estabelecer conexões entre a prática do Boi da Macuca e a fundamentação teórica abordada. Considerando a trajetória do Boi, que teve inflexões em seu fazer musical ao longo dos anos, o trabalho abraça a ideia de contribuir com uma reflexão sobre as transformações ocorridas na música produzida nas festas da Macuca — no palco e na rua — como uma possível fonte para a compreensão do significado para as manifestações de brincantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54359
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edvaldo Cavalcanti de Azevedo Filho.pdf7,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons