Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lorena dos Santos-
dc.date.accessioned2023-12-26T14:13:26Z-
dc.date.available2023-12-26T14:13:26Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena dos Santos. As mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as): uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381-
dc.description.abstractO protagonismo de mulheres na História, no âmbito curricular, constitui o objeto deste estudo, que tem por objetivo compreender as implicações do currículo, prescrito e vivenciado, da Licenciatura em História da UFPE nas representações sociais de mulheres, enquanto sujeitas históricas, compartilhadas pelos(as) egressos(as) do curso. Quanto ao aporte teórico, utiliza como lente a Teoria das Representações Sociais e, em função da interdisciplinaridade desta teoria, a articulamos aos estudos de gênero e do currículo. A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório/descritivo que utiliza a Análise de Conteúdo para organização e análise dos dados. Estes dados foram coletados a partir da pesquisa documental e por meio de questionários semiabertos aplicados junto à 51 egresso(as) da Licenciatura em História. Os resultados mostram que no currículo prescrito há a predominância de sujeitos(as) históricos(as) da Historiografia Tradicional, sendo as “mulheres” pouco evidenciadas. Além disso, os textos da bibliografia básica dos componentes da área de referência são majoritariamente escritos por homens e apenas pensadores homens são citados. Foi verificado também que os(as) egressos(as) percebem deficiências no currículo, mas indicam que outros espaços da Universidade contribuíram para uma formação diversificada. No que concerne as representações sociais de “sujeitos(as) históricos(as)”, observamos, de maneira geral, que os(as) egressos(as) atribuem elementos que indicam que os(as) participantes da História são: Todas as pessoas; as pessoas comuns; apenas as pessoas que contribuíram significativamente com os processos históricos; diferentes grupos sociais; ou, todos os homens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGênero e educaçãopt_BR
dc.subjectMulher e educaçãopt_BR
dc.titleAs mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as) : uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2586120512999247pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe protagonism of women in History, within the curricular scope, constitutes the object of this study, which aims to comprehend the implications of the curriculum, prescribed and experienced, of the History Teaching program at UFPE (Federal University of Pernambuco) on the social representations of women as historical subjects, as shared by the graduates of the course. The theoretical framework utilizes the Theory of Social Representations and, due to the interdisciplinary nature of this theory, it is connected to gender and curriculum studies. The research is qualitative and of an exploratory/descriptive nature, employing Content Analysis for data organization and analysis. These data were collected through documentary research and via semi-open questionnaires applied to 51 graduates of the History Teaching program. The results show that in the prescribed curriculum, there is a predominance of historical subjects from Traditional Historiography, with "women" being less evident. Additionally, the texts in the basic bibliography of the reference area are mostly authored by men, and only male thinkers are cited. It was also observed that the graduates perceive deficiencies in the curriculum, but indicate that other university spaces have contributed to a diversified education. Regarding the social representations of "historical subjects," it was generally observed that the graduates attribute elements that indicate that participants in History are: All people; common people; only those who significantly contributed to historical processes; different social groups; or, all men.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lorena dos Santos Oliveira.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons