Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381

Comparte esta pagina

Título : As mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as) : uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE
Autor : OLIVEIRA, Lorena dos Santos
Palabras clave : Currículo; Gênero e educação; Mulher e educação
Fecha de publicación : 25-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Lorena dos Santos. As mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as): uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O protagonismo de mulheres na História, no âmbito curricular, constitui o objeto deste estudo, que tem por objetivo compreender as implicações do currículo, prescrito e vivenciado, da Licenciatura em História da UFPE nas representações sociais de mulheres, enquanto sujeitas históricas, compartilhadas pelos(as) egressos(as) do curso. Quanto ao aporte teórico, utiliza como lente a Teoria das Representações Sociais e, em função da interdisciplinaridade desta teoria, a articulamos aos estudos de gênero e do currículo. A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório/descritivo que utiliza a Análise de Conteúdo para organização e análise dos dados. Estes dados foram coletados a partir da pesquisa documental e por meio de questionários semiabertos aplicados junto à 51 egresso(as) da Licenciatura em História. Os resultados mostram que no currículo prescrito há a predominância de sujeitos(as) históricos(as) da Historiografia Tradicional, sendo as “mulheres” pouco evidenciadas. Além disso, os textos da bibliografia básica dos componentes da área de referência são majoritariamente escritos por homens e apenas pensadores homens são citados. Foi verificado também que os(as) egressos(as) percebem deficiências no currículo, mas indicam que outros espaços da Universidade contribuíram para uma formação diversificada. No que concerne as representações sociais de “sujeitos(as) históricos(as)”, observamos, de maneira geral, que os(as) egressos(as) atribuem elementos que indicam que os(as) participantes da História são: Todas as pessoas; as pessoas comuns; apenas as pessoas que contribuíram significativamente com os processos históricos; diferentes grupos sociais; ou, todos os homens.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lorena dos Santos Oliveira.pdf1,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons