Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381
Comparte esta pagina
Título : | As mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as) : uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE |
Autor : | OLIVEIRA, Lorena dos Santos |
Palabras clave : | Currículo; Gênero e educação; Mulher e educação |
Fecha de publicación : | 25-ago-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Lorena dos Santos. As mulheres, enquanto sujeitas históricas, na formação inicial de professores(as): uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O protagonismo de mulheres na História, no âmbito curricular, constitui o objeto deste estudo, que tem por objetivo compreender as implicações do currículo, prescrito e vivenciado, da Licenciatura em História da UFPE nas representações sociais de mulheres, enquanto sujeitas históricas, compartilhadas pelos(as) egressos(as) do curso. Quanto ao aporte teórico, utiliza como lente a Teoria das Representações Sociais e, em função da interdisciplinaridade desta teoria, a articulamos aos estudos de gênero e do currículo. A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório/descritivo que utiliza a Análise de Conteúdo para organização e análise dos dados. Estes dados foram coletados a partir da pesquisa documental e por meio de questionários semiabertos aplicados junto à 51 egresso(as) da Licenciatura em História. Os resultados mostram que no currículo prescrito há a predominância de sujeitos(as) históricos(as) da Historiografia Tradicional, sendo as “mulheres” pouco evidenciadas. Além disso, os textos da bibliografia básica dos componentes da área de referência são majoritariamente escritos por homens e apenas pensadores homens são citados. Foi verificado também que os(as) egressos(as) percebem deficiências no currículo, mas indicam que outros espaços da Universidade contribuíram para uma formação diversificada. No que concerne as representações sociais de “sujeitos(as) históricos(as)”, observamos, de maneira geral, que os(as) egressos(as) atribuem elementos que indicam que os(as) participantes da História são: Todas as pessoas; as pessoas comuns; apenas as pessoas que contribuíram significativamente com os processos históricos; diferentes grupos sociais; ou, todos os homens. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54381 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lorena dos Santos Oliveira.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons