Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386

Comparte esta pagina

Título : A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA : UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMO
Autor : LISBOA, JÚLIA MARIA DE ARAUJO
Palabras clave : BNCC; Livros Didáticos; Ensino de História; Consciência Histórica; Racismo
Fecha de publicación : 11-jul-2023
Citación : LISBOA, Júlia Maria de Araujo. A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente artigo, escrito como trabalho de conclusão de curso, traz uma análise quanto à posição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente às narrativas históricas desenvolvidas nos livros didáticos e como ela desenvolve sua influência na manutenção e no combate ao racismo em sala de aula. Este trabalho pensa os usos e o poder nos quais estão envoltos o documento curricular nacional e os materiais didáticos que chegaram às escolas de Anos Finais da rede municipal de educação pública da cidade de Recife, a partir do edital de 2020 do Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, é utilizada a perspectiva da Didática da História, visando à discussão sobre as possibilidades de acesso à consciência histórica através da utilização desses livros, trazendo reflexões sobre o pensar historicamente diante do antirracismo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Júlia Maria de Araujo Lisboa.pdf466,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons