Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSCHABBACH, Virgínia Maria-
dc.contributor.authorSILVA, Blandon Aravanis-
dc.date.accessioned2024-01-03T16:49:29Z-
dc.date.available2024-01-03T16:49:29Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.citationSILVA, Blandon Aravanis da. o jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA). 2023. Trabalho de conclusão de curso Teatro/Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54430-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a técnica do palhaço como uma proposta didático-pedagógica para o ensino do teatro em uma turma de Ensino de Jovens e Adultos - EJA, na Escola de Referência em Ensino Médio Luisa Guerra na cidade do Cabo de Santo Agostinho, município do Estado de Pernambuco. Este estudo, de abordagem qualitativa, ancorado nas etapas metodológicas de uma pesquisa-ação, envolve não apenas o diagnóstico realizado com a turma na etapa da observação, como também o planejamento, a intervenção e a posterior análise da práxis. Como principais referências no estudo da palhaçaria, o trabalho de Jesús Jara (2010) e Philippe Gaulier (2016). Como resultados deste estudo, a percepção da importância da palhaçaria como estratégia pedagógica, ancorada em alguns dos seus princípios fundamentais como o riso, o prazer e a noção de erro.pt_BR
dc.format.extent60ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPalhaçariapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleO jogo do palhaço como proposta didático-pedagógico no ensino de jovens e Adultos (EJA).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCONSENTINO, Marianne Tezza-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8874256664670797pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate the clown technique as a didactic-pedagogical proposal for the teaching of theater in a class of Youth and Adult Education - EJA, at the Luisa Guerra High School in the city of Cabo de Santo Agostinho, municipality of the State of Pernambuco. This study, with a qualitative approach, anchored in the methodological stages of an action-research, involves not only the diagnosis made with the class in the observation stage, but also the planning, the intervention and the subsequent analysis of the praxis. As main references in the study of clowning, the work of Jesús Jara (2010) and Philippe Gaulier (2016). As a result of this study, the perception of the importance of clown as a pedagogical strategy, anchored in some of its fundamental principles such as laughter, pleasure and the notion of error.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Teatro – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://lattes.cnpq.br/0865770431210673pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Blandon Aravanis da Silva.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons