Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54431

Compartilhe esta página

Título: Comportamento de forrageamento de Amblyseius Largoensis (Muma) (Acari: Phytoseiidae) experientes na predação de Raoiella Indica Hirts (Acari: Tenuipalpidae)
Autor(es): OLIVEIRA, Lorena Sant'Ana Coutinho de
Palavras-chave: Ácaros; Forrageamento; Voláteis - Aprendizado
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: OLIVEIRA, Lorena Sant'Ana Coutinho de. Comportamento de forrageamento de Amblyseius largoensis (Muma) (Acari: Phytoseiidae) experientes na predação de Raoiella indica HIRTS (Acari: Tenuipalpidae). 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Com Ênfase em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica), é uma espécie exótica no Brasil que tem ampliado rapidamente sua área de ocorrência. Esta espécie foi inicialmente identificada em plantas da família Arecaceae e ao longo do tempo sua ocorrência expandiu, sendo relatada em diversas famílias botânicas. Entre os predadores associados ao controle de R. indica, destaca-se o ácaro fitoseídeo Amblyseius largoensis. Ácaros predadores utilizam compostos voláteis liberados por plantas infestadas por herbívoros para localizar suas presas. O comportamento de forrageamento de A. largoensis ainda é pouco estudado e não se sabe se ele é afetado por mudanças em sua dieta. O objetivo deste estudo foi avaliar a plasticidade fenotípica de A. largoensis, tendo a experiência na alimentação de R. indica como mediador de seu comportamento de forrageamento. O estudo foi conduzido em olfatômetro de tubo-Y. O predador foi exposto a diferentes escolhas no olfatômetro: (1) folíolos de coqueiro infestados por R. indica versus ar; (2) folhas de helicônia infestadas por R. indica versus ar; (3) folíolos de coqueiro infestados por R. indica versus folhas de helicônia infestadas por R. indica. Os resultados demonstram que independente da experiência em alimentação de A. largoensis não houve diferença entre as repetições de todas as comparações. No entanto, este predador experiente na alimentação de R. indica de helicônia respondeu aos voláteis de plantas de helicônias infestadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54431
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LORENA SANT'ANA COUTINHO DE OLIVEIRA.pdf494,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons