Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54449
Share on
Title: | Metodologias ativas: o Kahoot como ferramenta didática |
Authors: | Soares, Roseane Souza, |
Keywords: | Metodologias Ativas; Ensino Remoto, Gamificação, Jogos online, Kahoot. |
Issue Date: | 5-Oct-2023 |
Citation: | SOARES, Roseane. Metodologias Ativas: o Kahoot como ferramenta didática. 2023. Trabalho de conclusão de curso Licenciatura em Geografia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Abstract: | De forma contrária aos métodos tradicionais, onde a figura do professor se sobressaia a do aluno, as metodologias ativas buscam colocar os educandos como protagonistas diante do processo de ensino-aprendizagem. O uso dessas metodologias traz consigo inúmeros benefícios, elas estimulam a criatividade, a reflexão, o trabalho grupal e o pensamento crítico por meio de reflexões pautadas no cotidiano dos estudantes. Dentro dessas metodologias são oferecidos diversos recursos, formas desenvolvidas para melhorar e facilitar o processo de aprendizagem. São diversas as possibilidades existentes, muitas delas ganharam destaque diante do período de pandemia, onde foi necessário lapidar as técnicas frente à realidade das aulas virtuais e híbridas. O uso da gamificação se destaca nesse cenário, se apropriando dos elementos comuns aos games e adaptando-os para a sala de aula, uma ferramenta didática valiosa que vem sendo explorada pelos educadores. Para o presente artigo, objetiva-se trazer uma breve reflexão sobre as metodologias ativas, especificamente sobre a gamificação, e o uso da ferramenta online Kahoot como possibilidade didática para o ensino. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54449 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Roseane_Souza_Soares .pdf | 751 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License