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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54481

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTE, Eliane Maria Monteiro da-
dc.contributor.authorCOSTA, Yasmim Chagas-
dc.date.accessioned2024-01-04T19:17:41Z-
dc.date.available2024-01-04T19:17:41Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54481-
dc.description.abstractdesenvolvidas e implementadas pelo Governo do Estado de Pernambuco para lidar com a Covid-19 no âmbito escolar, tendo como foco as escolas de educação básica que ofertam o ensino fundamental em seus anos iniciais, finais e ensino médio. O estudo busca também identificar em que medida e de que forma essas estratégias serviram para atenuar os efeitos da pandemia do Covid-19 na Educação Básica, através da análise das taxas de rendimento escolar e principais indicadores educacionais no estado. Para cumprir estes objetivos, foi realizado o levantamento de documentos norteadores oficiais e institucionais e de informações resultado de pesquisas acadêmicas sobre a criação e implementação de políticas públicas voltadas à educação durante a pandemia do Covid-19, dados secundários extraídos do Censo Escolar, pesquisa anual realizada pelo Inep, e do questionário suplementar do Censo Escolar intitulado “Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia da Covid-19 no Brasil”, compreendendo os períodos de 2017 a 2022, de forma a compreender quais as mudanças apresentadas nestes indicadores educacionais, considerando os períodos anteriores e durante a pandemia. Os principais resultados apontam para estratégias desenvolvidas pelo Estado visando cobrir demandas como segurança alimentar escolar, acesso a atividades de ensino- aprendizagem remoto, inclusão digital para estudantes e professores, e medidas de reforço escolar e combate à evasão, expressas em quatro arranjos: a) Decretos e Leis ordinárias com ações normativas de orientação à Educação no contexto da pandemia; b) Criação do Portal Educa-PE e do Programa Conecta aí; c) Criação do Programa Monitoria PE; d) Adoção do Programa de Alimentação Escolar e Ação Governamental de Inclusão Digital dos Profissionais da Rede Estadual de Ensino. Nos indicadores escolares, a tendência que vinha sendo observada nos últimos anos de diminuição no número de matrículas foi aprofundada durante a pandemia, com uma baixa ainda mais significativa de estudantes matriculados no ensino fundamental como todo. No ensino médio, as matrículas nas instituições de ensino privado, que nos anos anteriores à pandemia apresentavam um aumento contínuo, em 2020 sofreram uma baixa, concomitante a um aumento no número de matrículas no ensino público, sugerindo a migração dos estudantes de um setor para o outro. Nas taxas de rendimento escolar, de maneira geral, foi observado a diminuição nas taxas de abandono e reprovação, principalmente no primeiro ano de pandemia, em 2020. Este dado é, à princípio, inesperado, e levanta questionamentos quanto às formas de monitoramento de frequência escolar e processos avaliativos que possam estar afetando esses indicadores no período pandêmico.pt_BR
dc.format.extent89pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectIndicadores Educacionaispt_BR
dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM PERNAMBUCO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: Quais os efeitos da pandemia no Ensino Básico do Estado e que ações foram propostas?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0662406575674761pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6737586307858036pt_BR
dc.description.abstractxThis work consists of identifying and analyzing the main measures developed and implemented by the Government of the State of Pernambuco to deal with Covid-19 in the school environment, focusing on basic education schools that offer elementary education in their initial and final years. and secondary education. The study also seeks to identify to what extent and in what way these strategies served to mitigate the effects of the Covid-19 pandemic on Basic Education, through the analysis of school performance rates and main educational indicators in the state. To meet these objectives, a survey of official and institutional guiding documents and information resulting from academic research on the creation and implementation of public policies aimed at education during the Covid-19 pandemic was carried out, secondary data extracted from the School Census, an annual survey carried out by Inep, and the supplementary questionnaire of the School Census entitled “Educational Response Research to the Covid-19 Pandemic in Brazil”, covering the periods from 2017 to 2022, in order to understand the changes presented in these educational indicators, considering the previous periods and during the pandemic. The main results point to strategies developed by the State to cover demands such as school food security, access to remote teaching-learning activities, digital inclusion for students and teachers, and school reinforcement measures and combating dropout rates, expressed in four arrangements: a) Decrees and Ordinary Laws with normative actions to guide Education in the context of the pandemic; b) Creation of the Educa-PE Portal and the Conecta aí Program; c) Creation of the PE Monitoring Program; d) Adoption of the School Meal Program and Government Action for Digital Inclusion of Professionals from the State Education Network. In school indicators, the trend that had been observed in recent years of a decrease in the number of enrollments was deepened during the pandemic, with an even more significant drop in students enrolled in primary education as a whole. In secondary education, enrollments in private education institutions, which in the years before the pandemic showed a continuous increase, in 2020 suffered a drop, concomitantly with an increase in the number of enrollments in public education, suggesting the migration of students from one sector to the other. In school performance rates, in general, a decrease in dropout and failure rates was observed, especially in the first year of the pandemic, in 2020. This data is, at first, unexpected, and raises questions regarding the ways of monitoring attendance school and evaluation processes that may be affecting these indicators during the pandemic period.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Sociologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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