Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sabbatini, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T15:12:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05T15:12:39Z | - |
dc.date.created | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492 | - |
dc.description | Material da disciplina SF-431 Educação no Mundo Atual, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de uma visão clássica das normas que explicam o funcionamento da ciência enquanto atividade socialmente organizada, nesta aula examinaremos como a tecnociência, entendida como uma relação diferenciada entre os centros produtores de conhecimento, o setor privado e o governo, desafia valores acadêmicos tradicionais e impacta a sociedade de forma ampla. Será argumentado que os imperativos normativos da ciência podem auxiliar tanto o cientista-educador como o sistema de ciência-tecnologia em direção a uma atuação ética e socialmente responsável. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/octet-stream | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | - |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência, Tecnologia, Técnica, Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.title | A ciência como técnica | pt_BR |
dc.title.alternative | Science as technique | pt_BR |
dc.type | Modulo de curso | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.abstractx | From a classical view of the norms that explain the functioning of science as a socially organized activity, in this lesson we will examine how technoscience, understood as a differentiated relationship between knowledge-producing centers, the private sector, and the government, challenges traditional academic values and broadly impacts society. It will be argued that the normative imperatives of science can assist both the scientist-educator and the science-technology system towards ethical and socially responsible action. | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subjectx | Science, Technology, Philosophy of science | pt_BR |
dc.description.program | SF 431 - Educação no Mundo Atual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REA - Módulo de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ciencia-tecnica.pdf | 788,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
pesquisa.txt | 2,95 kB | Text | Visualizar/Abrir | |
reis-ethos.pdf | 207 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ciencia-tecnica.odp | 2,39 MB | OpenDocument Presentation | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons