Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492
Compartilhe esta página
| Título: | A ciência como técnica |
| Título(s) alternativo(s): | Science as technique |
| Autor(es): | Sabbatini, Marcelo |
| Palavras-chave: | Ciência, Tecnologia, Técnica, Filosofia da ciência |
| Abstract: | A partir de uma visão clássica das normas que explicam o funcionamento da ciência enquanto atividade socialmente organizada, nesta aula examinaremos como a tecnociência, entendida como uma relação diferenciada entre os centros produtores de conhecimento, o setor privado e o governo, desafia valores acadêmicos tradicionais e impacta a sociedade de forma ampla. Será argumentado que os imperativos normativos da ciência podem auxiliar tanto o cientista-educador como o sistema de ciência-tecnologia em direção a uma atuação ética e socialmente responsável. |
| Descrição: | Material da disciplina SF-431 Educação no Mundo Atual, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54492 |
| Aparece nas coleções: | REA - Módulo de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ciencia-tecnica.pdf | 788,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| pesquisa.txt | 2,95 kB | Text | Visualizar/Abrir | |
| reis-ethos.pdf | 207 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| ciencia-tecnica.odp | 2,39 MB | OpenDocument Presentation | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons


