Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593

Share on

Title: A arte cênica como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Authors: FARIAS FILHO, Evandro
Keywords: Educação; Oralidade; Teatro; BNCC; Currículo de Pernambuco
Issue Date: 5-Oct-2023
Citation: FARIAS FILHO, Evandro. A ARTE CÊNICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ao longo da história, a oralidade tem sido alvo de discussões e análises como um pilar fundamental para o estudo da Língua Portuguesa, uma vez que sua expressão primordial ocorre através da fala. É, também, justamente por meio da fala que o teatro ganha vida, conferindo à arte cênica um papel crucial no exercício da oralidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise documental dos documentos curriculares em âmbito nacional (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) e estadual (Currículo de Pernambuco), com o intuito de identificar a inserção do teatro no contexto do eixo de “oralidade” no componente curricular de Língua Portuguesa. Os documentos apresentaram, majoritariamente, de maneira implícita o potencial do teatro como ferramenta para ampliar tal prática de linguagem, incorporando-o nas habilidades delineadas. Dessa forma, oferecem ao professor e à professora a oportunidade de explorar a dimensão da arte cênica como um recurso valioso, mas não reforçam diretamente o seu uso. Tal constatação pode sugerir um plano de formação escolar que tende a privilegiar a apatia, a distância e a supressão da expressão dos sentimentos na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54593
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Evandro Almeida Farias Filho .docx (1).pdf295,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons