Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, Wilma Pastor de Andrade | - |
dc.contributor.author | BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T14:53:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T14:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-19 | - |
dc.identifier.citation | BIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima; PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE acerca da Alfabetização e Letramento de surdos. Pesquisa de cunho qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário via Google Forms e entrevistas semiestruturadas no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O público-alvo foram os discentes do segundo e do oitavo período do curso de Pedagogia. Os resultados mostraram que grande parte dos participantes possuem uma compreensão superficial sobre a temática. Os dados também revelaram que apenas os participantes que cursaram a disciplina de Libras e, principalmente, a eletiva de Alfabetização e Letramento de surdos, compreendem de modo mais aprofundado sobre o tema em questão. Conclui-se, portanto, que há necessidade de maior investimento de discussão no curso de Pedagogia da UFPE sobre Educação de Surdos, sobretudo acerca de Alfabetização e Letramento. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento de surdos: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3612610440692880 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bianca Taise Nascimento de Lima Bione_e_Chrislainny Rodrigues Nascimento Pereira.pdf | 270,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons