Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.authorBIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima-
dc.contributor.authorPEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento-
dc.date.accessioned2024-01-22T14:53:18Z-
dc.date.available2024-01-22T14:53:18Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2024-01-19-
dc.identifier.citationBIONE, Bianca Taise Nascimento de Lima; PEREIRA, Chrislãinny Rodrigues Nascimento. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54664-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as compreensões dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE acerca da Alfabetização e Letramento de surdos. Pesquisa de cunho qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário via Google Forms e entrevistas semiestruturadas no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O público-alvo foram os discentes do segundo e do oitavo período do curso de Pedagogia. Os resultados mostraram que grande parte dos participantes possuem uma compreensão superficial sobre a temática. Os dados também revelaram que apenas os participantes que cursaram a disciplina de Libras e, principalmente, a eletiva de Alfabetização e Letramento de surdos, compreendem de modo mais aprofundado sobre o tema em questão. Conclui-se, portanto, que há necessidade de maior investimento de discussão no curso de Pedagogia da UFPE sobre Educação de Surdos, sobretudo acerca de Alfabetização e Letramento.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento de surdos: o que dizem os estudantes de pedagogia da UFPE?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bianca Taise Nascimento de Lima Bione_e_Chrislainny Rodrigues Nascimento Pereira.pdf270,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons