Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54723

Compartilhe esta página

Título: 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar?
Autor(es): ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira
DAMETTO, Jarbas
Palavras-chave: gestão democrática; administração educacional; educação pública
Data do documento: Set-2018
Citação: Citação: ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar? Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 17. Setembro de 2018.
Abstract: O texto discute o princípio da Gestão Democrática do ensino público, previsto há 30 anos na Constituição Federal de 1988. Entendendo que o princípio da Gestão Democrática tem espaço garantido nos debates e ações de política educacional, seja por sua relevância, natureza multifatorial ou polissemia do termo, propõe-se a discussão desse princípio a partir de uma metodologia analítico-reconstrutiva, com o procedimento da revisão bibliográfica temática, examinando dois aspectos: avanços e insuficiências. Conclui-se que houve avanços consideráveis em relação à definição do conceito de gestão democrática, mas que há a necessidade da existência de normas legais que regulamentem o princípio - normas ainda em construção, mesmo depois de três décadas -, bem como a implementação de práticas sociais que reflitam a gestão democrática, indicando a importância do debate acadêmico e da pesquisa científica para dar sustentação ao tema.
Descrição: Documento não inclui notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54723
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESQUINSANI. 30 anos do princípio de Gestão.p. 1-12.pdf
  Acesso restrito
157,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.