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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54723
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Título : | 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar? |
Autor : | ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira DAMETTO, Jarbas |
Palabras clave : | gestão democrática; administração educacional; educação pública |
Fecha de publicación : | sep-2018 |
Citación : | Citação: ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar? Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 17. Setembro de 2018. |
Resumen : | O texto discute o princípio da Gestão Democrática do ensino público, previsto há 30 anos na Constituição Federal de 1988. Entendendo que o princípio da Gestão Democrática tem espaço garantido nos debates e ações de política educacional, seja por sua relevância, natureza multifatorial ou polissemia do termo, propõe-se a discussão desse princípio a partir de uma metodologia analítico-reconstrutiva, com o procedimento da revisão bibliográfica temática, examinando dois aspectos: avanços e insuficiências. Conclui-se que houve avanços consideráveis em relação à definição do conceito de gestão democrática, mas que há a necessidade da existência de normas legais que regulamentem o princípio - normas ainda em construção, mesmo depois de três décadas -, bem como a implementação de práticas sociais que reflitam a gestão democrática, indicando a importância do debate acadêmico e da pesquisa científica para dar sustentação ao tema. |
Descripción : | Documento não inclui notas de rodapé |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54723 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
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ESQUINSANI. 30 anos do princípio de Gestão.p. 1-12.pdf Acceso restringido | 157,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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