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Título : 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar?
Autor : ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira
DAMETTO, Jarbas
Palabras clave : gestão democrática; administração educacional; educação pública
Fecha de publicación : sep-2018
Citación : Citação: ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. 30 anos do princípio de Gestão Democrática do ensino: o que temos para celebrar? Jornal de Políticas Educacionais. V. 12, n. 17. Setembro de 2018.
Resumen : O texto discute o princípio da Gestão Democrática do ensino público, previsto há 30 anos na Constituição Federal de 1988. Entendendo que o princípio da Gestão Democrática tem espaço garantido nos debates e ações de política educacional, seja por sua relevância, natureza multifatorial ou polissemia do termo, propõe-se a discussão desse princípio a partir de uma metodologia analítico-reconstrutiva, com o procedimento da revisão bibliográfica temática, examinando dois aspectos: avanços e insuficiências. Conclui-se que houve avanços consideráveis em relação à definição do conceito de gestão democrática, mas que há a necessidade da existência de normas legais que regulamentem o princípio - normas ainda em construção, mesmo depois de três décadas -, bem como a implementação de práticas sociais que reflitam a gestão democrática, indicando a importância do debate acadêmico e da pesquisa científica para dar sustentação ao tema.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54723
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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