Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54724

Share on

Title: Cultura Organizacional Escolar e a Política de Gestão Democrática da Educação
Authors: MOURA, Jamerson Kemps Gusmão
Keywords: cultura organizacional; políticas públicas; campo educacional; gestão democrática da educação; teoria sociológica dos processos
Issue Date: 2017
Citation: MOURA, Jamerson Kemps Gusmão. Cultura Organizacional Escolar e a Política de Gestão Democrática da Educação. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.2, p. 106-124, jul/dez. 2017.
Abstract: Refletimos nesse artigo sobre a relação que se estabelece entre cultura organizacional escolar e a apropriação e viabilização de políticas públicas. Concentramos nossa análise sobre as principais mudanças pelas quais passaram os campos educacionais de Pernambuco, no Brasil, e Coimbra, Portugal, questionando: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desses dois campos poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação de políticas públicas? Dentre as conclusões, destacamos que a implementação de políticas públicas tem a sua viabilização diretamente ligada às formas como ela é apropriada e dinamizada em cada cultura organizacional escolar; assim, em Estados forjados por práticas autoritárias, o recente processo de redemocratização não conseguiu reverberar o suficiente na sociedade, fazendo a maioria dos atores que reproduzem as determinações estatais não serem capazes de implementar uma gestão democrática da educação.
Description: Documento não inclui notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54724
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOURA. Cultura Organizacional Escolar. p. 106-124 -.pdf
  Restricted Access
157,31 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.