Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54724
Share on
Title: | Cultura Organizacional Escolar e a Política de Gestão Democrática da Educação |
Authors: | MOURA, Jamerson Kemps Gusmão |
Keywords: | cultura organizacional; políticas públicas; campo educacional; gestão democrática da educação; teoria sociológica dos processos |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | MOURA, Jamerson Kemps Gusmão. Cultura Organizacional Escolar e a Política de Gestão Democrática da Educação. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.2, p. 106-124, jul/dez. 2017. |
Abstract: | Refletimos nesse artigo sobre a relação que se estabelece entre cultura organizacional escolar e a apropriação e viabilização de políticas públicas. Concentramos nossa análise sobre as principais mudanças pelas quais passaram os campos educacionais de Pernambuco, no Brasil, e Coimbra, Portugal, questionando: a cultura organizacional sedimentada nas escolas desses dois campos poderia constituir um fator de resistência ao processo de implementação de políticas públicas? Dentre as conclusões, destacamos que a implementação de políticas públicas tem a sua viabilização diretamente ligada às formas como ela é apropriada e dinamizada em cada cultura organizacional escolar; assim, em Estados forjados por práticas autoritárias, o recente processo de redemocratização não conseguiu reverberar o suficiente na sociedade, fazendo a maioria dos atores que reproduzem as determinações estatais não serem capazes de implementar uma gestão democrática da educação. |
Description: | Documento não inclui notas de rodapé |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54724 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOURA. Cultura Organizacional Escolar. p. 106-124 -.pdf Restricted Access | 157,31 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.