Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54749

Compartilhe esta página

Título: Negócios periféricos e gestão ordinária : um olhar a partir das redes de mulheres que atuam na feira da sulanca
Autor(es): SIQUEIRA, Juliette Ione Santana de
Palavras-chave: Gênero; Redes de negócios; Gestão de negócios; Roupas - Confecção
Data do documento: 14-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIQUEIRA, Juliette Ione Santana de. Negócios periféricos e gestão ordinária: um olhar a partir das redes de mulheres que atuam na feira da sulanca. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar as redes de negócios e de apoio das mulheres que atuam na feira da Sulanca em Caruaru-PE, a partir da gestão ordinária e das dimensões de negócio periférico. Justifica-se que diante dos trabalhos existentes sobre o “agreste pernambucano das confecções”, há uma lacuna no que tange às mulheres desta feira e as redes de negócios, que estão conectadas desde o surgimento da mesma até os dias atuais, onde as mulheres predominam como força do trabalho no contexto periférico da confecção, e nos empreendimentos informais conhecidos como facções. Assim, a pesquisa qualitativa decorreu a partir de um estudo de caso com lócus na feira da Sulanca. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não participante e captação de fotografias com mulheres que possuam bancos na feira. Com a análise de conteúdo dos dados obtidos, mapeou-se as redes de negócios das mulheres faccionistas da Sulanca, identificou-se as múltiplas composições das redes de negócios com membros familiares, facções contratadas e também particularidades como relações formalizadas. Já nas redes de apoio, há redes estruturadas e também redes inexistentes. Quanto às práticas de gestão, são baseadas nas vivências e na sobrevivência do negócio. Esse estudo também contribuiu com dados das redes de negócios e de apoio dispostas na confecção, traçando o perfil dos componentes, também apontando os principais desafios que se referem à feira da Sulanca, seja de infraestrutura ou organização, e ainda a persistência da divisão sexual do trabalho na confecção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54749
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliette Ione Santana de Siqueira.pdf
  Item embargado até 2026-01-06
3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons