Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54755

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGAMA, Kiev Santos da-
dc.contributor.authorVAZ, Juliano Cezar Teles-
dc.date.accessioned2024-01-25T13:30:03Z-
dc.date.available2024-01-25T13:30:03Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.date.submitted2024-01-16-
dc.identifier.citationVAZ, Juliano Cezar Teles. Aspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na área de computação: um estudo de caso nos cursos de graduação do Centro de Informática da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54755-
dc.description.abstractNas últimas décadas, Diversidade, Inclusão e Equidade (DIE) tem sido pauta dentro da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Quando pensamos em Educação em Computação, apesar da quantidade de anos e de trabalhos, ainda há lacunas a serem investigadas em relação a grupos sub-representados ao que tange nacionalidades, questões de gênero e étnicorraciais, pessoas com deficiência, etc. Ainda que com a interseccionalidade em diversos contextos nas pesquisas, existe dessimetria nas pesquisas com estes públicos e suas interseções. No Brasil, essa diferença se torna mais evidente, cuja a maioria dos trabalhos é focado em questões de gênero. Encontra-se também trabalhos nas áreas de Educação e Computação sobre acesso e evasão, mais pouco se sabe em relação a permanência e conclusão para esses grupos sub-representados na computação no Brasil. Nesse sentido, a partir da premissa do histórico- social brasileiro e a relação da população negra com a constituição da educação como direito fundamental, sobretudo, a educação superior - nos últimos anos apoiada por políticas públicas, este trabalho investigou, a partir da premissa acima, aspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na graduação em computação e os indícios de seu perfil socio-demográfico. Para fundamentar foi feita uma revisão de literatura exploratória. Por se tratar de um estudo de caso, foi realizada coleta e análise de dados de estudantes negros e negras dos cursos de graduação - do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário (survey) com perguntas em sua maioria fechadas para discussão a partir de análise estatística descritiva. Os resultados demostram que os aspectos motivadores mais assinalados foram: Perspectiva de mudança de vida (Ascensão social); bons salários; oportunidades na indústria (Mercado) e interesse por tecnologia. Já os desafiadores foram: falta de preparo acadêmico; falta de apoio financeiro; falta de representatividade e falta de apoio institucional e familiar. Os respondentes, negros, sinalizaram bom tratamento dos professores, técnicos administrativos, e alunos do centro para com os estudantes negros do centro. Entretanto, em alguns depoimentos foram observados microagressões do tratamento discriminatório racial indireto, fruto do racismo institucional tanto por alunos quanto por professores. Os resultados ainda confrontam a permanência na academia, com a permanência em computação no mercado, pois os indícios do perfil mostram que a pessoa negra que permanece no CIn trabalha. Além disso, é homem hétero cisgênero, teve educação básica e fundamental em escola privada, exceto do médio em escola pública, tem entre 19-25 anos, mora com mais de 2 pessoas, é pernambucano, tem renda familiar de até 2 salários mínimos per capita e não tiveram na pais ou avôs formados no ensino superior.pt_BR
dc.format.extent114 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas negraspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectMotivaçõespt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCentro de Informáticapt_BR
dc.subjectCInpt_BR
dc.titleAspectos motivacionais e desafiadores para a permanência de pessoas negras na área de computação: um estudo de caso nos cursos de graduação do Centro de Informática da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5762725482208758pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6185519785664724pt_BR
dc.description.abstractxIn recent decades, Diversity, Inclusion and Equity (DIE) has been an issue within Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). When we think of Computing Education, despite the number of years and work, there are still several gaps to be investigated in relation to underrepresented groups regarding nationalities, gender issues, people with disabilities, ethnic-racial groups, etc. Even with the intersectionality in different contexts in research, there is an asymmetry in research with these audiences and their intersections. In Brazil, this difference becomes more evident, where most works are focused on gender issues. There are also researchers in the areas of Education and Computing on access and evasion, but little is known about permanence and completion for these underrepresented groups in computing in Brazil. In this sense, based on the premise of the Brazilian social history and the relationship of the black and brown population with the constitution of education as a fundamental right, especially higher education - in recent years supported by public policies, this research investigated, starting from the premise above, motivational and challenging aspects for the permanence of black people in graduation in computing and the signs of their socio-demographic profile. To support and search for correlated research, an exploratory literature review was carried out. As this is a case study, data was collected and analyzed from black and brown undergraduate students2 - from the Centro de Informática (CIn) of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As a collection instrument, the questionnaire (survey) was used, with mostly closed questions for discussion based on descriptive statistical analysis. The results show that the most mentioned motivating aspects by the questioned public were: Perspective of life change (Social rise); good wages; opportunities in industry (Market) and interest in technology. The challenging ones were: lack of academic preparation; lack of financial support; lack of representation; and lack of institutional and family support. The black respondents signaled good treatment of the center’s teachers, administrative technicians, and students towards the center’s black students. However, in some statements, microaggressions from indirect racial discriminatory treatment were observed, as a result of institutional racism by both students and teachers. The results also confront the permanence in the academy, which is an undergraduate course in computing with the permanence in computing in the market, as the profile evidence shows that the black person who remains in the CIn works. In addition, he is a cisgender straight man, he had basic and elementary education in a private school, except for high school public, is between 19-25 years old, lives with more than 2 people, is from Pernambuco, has a family income of up to 2 minimum wages per capita, and did not have their parents or grandparents graduated in higher education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-6440-6128pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANO CEZAR TELES VAZ.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons