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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54813

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTELES, Rosinalda Aurora de Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Gabryella Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2024-01-26T17:24:07Z-
dc.date.available2024-01-26T17:24:07Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Gabryella Vasconcelos da. Noções iniciais de equações do 1o grau em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54813-
dc.description.abstractÉ consensual entre Educadores Matemáticos a importância de construir desde os primeiros anos de escolaridade, noções conceituais de objetos de conhecimento mais complexos a serem sistematizados ao longo da Educação Básica. Dentre elas, as equações do 1o grau. A partir dessa premissa, nessa pesquisa de mestrado se propôs a analisar, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), tipos de situações relacionadas às estruturas aditivas e multiplicativas propostas para desenvolver as primeiras noções relacionadas às equações do 1o grau em livros didáticos (LD) de matemática do 4o ano, do 5o ano e do 6o ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma análise documental das orientações curriculares nacional e estadual, BNCC e Currículo de Pernambuco, respectivamente, com a finalidade de mapear os objetos de conhecimento e habilidades relacionados à construção de noções iniciais de equações do 1o grau nos anos iniciais (3o, 4o e 5o anos) e no 6o ano dos anos finais do ensino fundamental. Tendo como base as habilidades relacionadas a esses objetos de conhecimentos construiu-se as categorias, que serviram para selecionar as situações nos LD. As 33 situações selecionadas nos LD foram classificadas como problemas de estrutura aditiva, problemas de estrutura multiplicativa e problemas mistos, e, 10 atividades que não puderam ser classificadas segundo a TCC. Os dados apontam que problemas pertencentes ao campo das estruturas aditivas e os classificados como de composição prevalecem nos livros analisados, dos 18 problemas identificados, 16, ou seja, 89%, pertencem a classe das composições. O mesmo aconteceu para as atividades, a maioria abarcou as relações aditivas - dentre as 10 mapeadas nos LD, metade corresponde a essa relação. Para algumas categorias e anos analisados não se percebeu um crescente nível de complexidade a partir da ordem em que se apresentaram as situações nos livros didáticos. O número de situações encontradas para cada categoria não se mostrou em quantidade significativa, nem de forma diversificada, compreendendo abarcando campos e classificações variados. Quanto aos recursos, o 4o ano, mesmo não sendo o ano que mais contempla categorias, caracterizou-se como o que apresentou uma maior variedade se considerar-se apenas as situações. O recurso mais proeminente refere- se à representação da balança de dois pratos, que esteve presente em 7 situações dentre as 15 que apresentavam algum tipo de recurso.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNoções iniciais de equações do 1o grau em livros didáticos de matemática para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8758127207971158pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888500885370084pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThere is a consensus among Math Educators on the importance of teaching conceptual notions of more complex objects of knowledge from the earliest years of schooling, to be systematized throughout Basic Education. Among them, are the 1st degree equations. Based on this premise, this master's research proposed to analyze, from the perspective of Conceptual Field Theory (TCC), types of situations related to additive and multiplicative structures proposed to develop the first notions related to 1st-degree equations in mathematics textbooks (LD) for the 4th, 5th, and 6th years of elementary school. To achieve this goal, an analysis of documents relating to the national and state curriculum guidelines, BNCC and Currículo de Pernambuco, respectively, was carried out to map the objects of knowledge and skills related to the construction of initial notions of 1st degree equations in the initial years (3rd, 4th and 5th years) and the 6th year of the final years of elementary school. Based on the skills related to these objects of knowledge, the categories were constructed, which served to select the situations in the LD. The 33 situations selected in the LD were classified as additive structure problems, multiplicative structure problems and mixed problems, and 10 activities that could not be classified according to CBT. The data indicates that problems belonging to the field of additive structures and those classified as composition prevails in the books analyzed, of the 18 problems identified, 16, that is, 89%, belong to the class of compositions. The same happened for the activities: the majority covered additive relationships - among the 10 mapped in the LD, half correspond to this relationship. For some categories and years analyzed, an increasing level of complexity was not perceived based on the order in which the situations were presented in the textbooks. The number of instances found for each category did not appear to be significant, nor diverse, encompassing different fields and classifications. As for resources, the 4th year, despite not being the year that includes the most categories, was characterized as the one that presented the greatest variety, considering only situations presented. The most prominent resource refers to the two-pan scale, which was present in 7 out of the 15 scenarios that used some type of resource.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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