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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54823

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBASSANI, Hansenclever de França-
dc.contributor.authorMARTINS, Felipe Bezerra-
dc.date.accessioned2024-01-26T18:28:09Z-
dc.date.available2024-01-26T18:28:09Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Felipe Bezerra. Exploring multi-agent deep reinforcement learning in IEEE very small size soccer. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54823-
dc.description.abstractRobot soccer is regarded as a prime example of a dynamic and cooperative multi-agent environment, as it can demonstrate a variety of complexities. Reinforcement learning is a promising technique for optimizing decision-making in these complex systems, as it has recently achieved great success due to advances in deep neural networks, as shown in problems such as autonomous driving, games, and robotics. In multi-agent systems reinforcement learning re- search is tackling challenges such as cooperation, partial observability, decentralized execution, communication, and complex dynamics. On difficult tasks, modeling the complete problem in the learning environment can be too difficult for the algorithms to solve. We can simplify the environment to enable learning, however, policies learned in simplified environments are usually not optimal in the full environment. This study explores whether deep multi-agent re- inforcement learning outperforms single-agent counterparts in an IEEE Very Small Size Soccer setting, a task that presents a challenging problem of cooperation and competition with two teams facing each other, each having three robots. We investigate diverse learning paradigms efficacies in achieving the core objective of goal scoring, assessing cooperation by compar- ing the results of multi-agent and single-agent paradigms. Results indicate that simplifications made to the learning environment to facilitate learning may diminish cooperation’s importance and also introduce biases, driving the learning process towards conflicting policies misaligned with the original challenge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizado por reforçopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectSistemas multiagentespt_BR
dc.titleExploring multi-agent deep reinforcement learning in IEEE very small size soccerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6129506437474224pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1931667959910637pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxO futebol de robôs é considerado um excelente exemplo de ambiente multiagente dinâ- mico e cooperativo, podendo demonstrar uma variedade de complexidades. A aprendizagem por reforço é uma técnica promissora para otimizar a tomada de decisões nestes sistemas complexos, obtendo recentemente grande sucesso devido aos avanços nas redes neurais pro- fundas, como mostrado em problemas de direção autônoma, jogos e robótica. Em sistemas multiagentes, a pesquisa de aprendizagem por reforço está enfrentando desafios de coopera- ção, observabilidade parcial, execução descentralizada, comunicação e dinâmicas complexas. Em tarefas difíceis, modelar o problema completo no ambiente de aprendizagem pode ser muito desafiador para os algoritmos resolverem, podemos simplificar o ambiente para permitir a aprendizagem, contudo, as políticas aprendidas em ambientes simplificados geralmente não são ideais no ambiente completo. Este estudo explora se a aprendizagem profunda por reforço multiagente supera as contrapartes de agente único em um ambiente de futebol de robôs da categoria IEEE Very Small Size Soccer, uma tarefa que apresenta um problema desafiador de cooperação e competição com duas equipes frente a frente, cada uma com três robôs. In- vestigamos a eficácia de diversos paradigmas de aprendizagem em alcançar o objetivo central de realizar gols, avaliando a cooperação, comparando os resultados de paradigmas multiagen- tes e de agente único. Os resultados indicam que as simplificações introduzidas no ambiente para facilitar a aprendizagem podem diminuir a importância da cooperação e introduzir vieses, conduzindo o processo ao aprendizado de políticas conflitantes e desalinhadas com o desafio original.pt_BR
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